Controle de Endemias participa de Fórum sobre a Leishmaniose

A equipe do Controle de Endemias, departamento da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, participou no dia 19 de agosto de uma webconferência do I Fórum de Leshmanioses do Estado de São Paulo. A atividade complementa a Semana Estadual de prevenção à Leshmaniose Visceral, doença grave causada por um parasito e transmitida pela picada de um inseto conhecido como mosquito-palha contaminado, que pode atingir humanos e animais. 

Em São Pedro, foi diagnosticado em 2007 o primeiro caso positivo para leishmaniose em um cão e desde então foram identificados 437 animais com a doença.

Nos humanos, os sinais e sintomas são febre prolongada, anemia, emagrecimento, fraqueza e cansaço, aumento do baço e do fígado, diarréia e inflamação dos ganglios linfáticos. Nos cães, os sinais e sintomas são emagrecimento, perda de apetite, diarréia e vômito, feridas no focinho, orelhas e na pele, queda de pelos, crescimento das unhas e sangramentos intestinais.

PREVENÇÃO - Para evitar a doença, é preciso manter casa e quintal sempre limpos, recolher restos de folhas e frutos apodrecidos, evitar instalar abrigos de animais ou aves perto das casas, não deixar animais soltos nas ruas e cuidar da saúde deles. Outra recomendação é usar repelente conforme orientação médica

Publicado em: 20/08/2021 09:45

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.