Conselho: Grupos de trabalho discutem propostas

Cerca de 70 pessoas se reuniram no último sábado, 27, na sede de Secretaria de Educação, para mais um encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de São Pedro (CDES). Divididos em seis grupos de trabalho, conselheiros e ouvintes discutiram diversos temas e propostas de melhorias e desenvolvimento do município. Presidido pelo prefeito Helinho Zanatta, o CDES conta com o secretário executivo, Bento de Jesus Guastalli, e o coordenador Flávio Castelar, representando a sociedade civil.

Assuntos relacionados à coleta de lixo, saneamento básico, tratamento de esgoto e melhorias na distribuição de água foram enfatizados no Grupo de Trabalho (GT) de Infraestrutura Urbana e Rural, Habitação, Saneamento Básico. “Temos que definir o que é prioridade. O que é importante para São Pedro. Nosso desafio como representantes desse conselho é de tornar consistente o que é definido nestes encontros”, declarou José Augusto Seydell, assistente técnico do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro).

No GT Meio Ambiente, os participantes falaram sobre formas de melhorar a fiscalização e organização dos departamentos responsáveis por monitorar áreas verdes, proibir descarte irregular de lixo e conservar locais públicos limpos. Para contribuir com o município, o grupo sugere mapear as áreas verdes que existem na cidade e promover ações em parceria com escolas, associações de bairros e até com o setor privado.

Sob a direção da secretária Clarissa Quiararia, o GT de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer apresentou alternativas de melhorar a infraestrutura e promover ações que contribuam com desenvolvimento turístico da Estância. Entre as sugestões, o grupo citou a criação de uma Legislação Turística para implantarno Plano Diretor do Município. Além de desenvolver roteiros turísticos regionais, abertura de Centro de Informações Turíticas (CTI), projeto educacionais, elaboração e divulgação de um plano publicitário de marketing da cidade, reativação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e também a criação de uma associação do trade turístico.

Outros conselheiros também trataram de vários temas nos GTs de Saúde e Serviços Sociais, Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, e Gestão Pública, Segurança, Social. No GT de Educação, a secretária da pasta, Rosely Arrojo, apresentou o www.educacaosaopedro.com. “O site será mais um canal de informação e prestação de contas à disposição da comunidade escolar e da sociedade civil”.

SERVIÇO. A próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de São Pedro (CDES) acontece no dia 24 de agosto, a partir das 8h30, na Secretaria de Educação. O evento é aberto, e quem quiser participar pode fazer uma prévia inscrição no cdes@saopedro.sp.gov.br. Mais informações pelo (19) 3481-9233.

Publicado em: 05/08/2013 09:13

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.