Conselheiros tutelares eleitos são empossados

Os cinco conselheiros tutelares de São Pedro eleitos em outubro foram empossados neste domingo, dia 10, em solenidade no Museu Gustavo Teixeira. Vanessa Furlan (reeleita), Isaac Antonio Santos Aranha, Fernando Pollo, Luiz Gustavo Olivieri e Saulo Vaz Brito foram os mais votados em eleição direta e terão mandato de quatro anos.

Falando em nome dos empossados, Saulo fez os agradecimentos e mencionou a importância da união de todos. “Não fazemos nada sozinhos. Temos que representar nossas crianças e adolescentes e estar dispostos a trabalhar muito”.

O vereador Cássio Capellari, representando o presidente do Legislativo, Alex Siloto, na mesa diretora, disse sobre a nova avaliação para a eleição do Conselho. “É uma nova avaliação com conhecimento técnico e de responsabilidade. Muito importante nos dias de hoje. Colocamos a Câmara Municipal à disposição de todos”.

Nilson Marchezi, presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, parabenizou os conselheiros que estão deixando o mandato e pediu empenho aos novos para continuar o importante trabalho. “A rede ainda esta engatinhando, mas não podemos perder o caminho. Meu mandato também está no fim, e saio com a sensação de dever cumprido. Vamos dar continuidade aos trabalhos que deu mais um grande passo com o novo modelo de eleição. Agradeço ao prefeito pelo incentivo e apoio que sempre vem nos dado, porque todos juntos faremos um futuro melhor”.

O vice-prefeito e secretário de Governo Thiago Silva, que representou o prefeito Helinho Zanatta na mesa diretora, destacou a parceria entre os setores. “A prefeitura está unida por todos os departamentos e devemos andar juntos para não desamparar as crianças e adolescentes. A responsabilidade é de todos nós em construir um futuro melhor. Parabenizo também a conduta da Polícia Militar, da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal pelo apoio no dia a dia. Agora, aos novos conselheiros, boa sorte. Estamos acreditando no bom trabalho de vocês”.

O resultado da eleição, que registrou 1.376 votos, também apontou os suplentes, por ordem de votação: Luana Aparecida Bertochi, Kátia Pereira da Silva, Joice Cristina dos Santos, Valéria Martins e Cristiane Siqueira Moreira.

DEVERES - Entre as funções do Conselho Tutelar está o zelo pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

Os Conselhos têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar meninos e meninas de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto juvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.

O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como casos de violência física ou emocional.

Em São Pedro, são realizados em média, 20 atendimentos por dia. Neste total estão contabilizados os atendimentos feitos no balcão, por telefone e as visitas domiciliares. O Conselho Tutelar de São Pedro fica na rua Epaminondas Azevedo de Aguiar, 155, Jardim São Pedro, telefone 3481 9394. O horário de funcionamento na sede é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.