Comitê avalia medidas para combater coronavírus

Reuniões diárias acontecem para avaliar as medidas adotadas para proteger a saúde da população

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus criado pela Prefeitura de São Pedro reuniu-se mais uma vez na quarta-feira para avaliar as medidas de enfrentamento do  Covid-19 adotadas no município.

O prefeito Helinho Zanatta e os integrantes do Comitê relataram as medidas adotadas em função do Decreto Municipal 6.904, que trata do enfrentamento ao coronavírus. “Todas as ações têm como objetivo principal proteger a saúde da população”, destacou o chefe do Executivo.

A secretária municipal de Educação, Cleia Rivero,  informou que a frequência de alunos nesta primeira semana de suspensão parcial das aulas foi baixa. A partir de segunda-feira, as aulas nas escolas de ensino fundamental estão suspensas.

Na Saúde, o coordenador da Atenção Básica Leandro Sanches disse que todas as orientações da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde foram adotadas para preparar a rede municipal de saúde, que sofreu algumas alterações nos atendimentos.

Nas Unidades Básicas de Saúde e na UPA, o acolhimento foi alterado. Todos que chegam às unidades são orientados a passar álcool gel e após a triagem, caso o paciente apresente sintomas comuns ao coronavírus, é encaminhado para um setor específico.

A orientação é para que os pacientes que apresentem os sintomas mais comuns, como tosse, febre e dificuldade de respirar procurem inicialmente as Unidades Básicas de Saúde. Em toda a rede municipal, as equipes ganharam reforços para garantir melhor fluxo de atendimento que nas UBSs acontece das 7h às 16h.

O atendimento odontológico na rede municipal de Saúde também foi alterado. Apenas consultas de emergência são realizadas. 

A secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, disse na reunião que conversou com representantes da Acisp (Associação Comercial e Industrial de São Pedro) para orientar sobre as medidas do decreto e pediu a colaboração de todos. O mesmo aconteceu em relação às academias da cidade.  As orientações foram repassadas também  a estabelecimentos ligados à atividade turística e responsáveis por eventos que estão cancelados.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Caio Piedade, relatou que obras já programadas, como a pavimentação no bairro Santana, por exemplo, terão continuidade, assim os serviços de coleta de lixo e limpeza.

SERVIÇOS ON-LINE - O secretário de Governo Pedro Aguiar destacou que vários dos serviços feitos presencialmente na Prefeitura  podem ser feitos on-line e que os munícipes serão orientados a usar esta forma de atendimento.

Como foi destacado na reunião, o período de isolamento social ou quarentena é bem diferente de férias, por isso foi reforçado o pedido para todos aqueles que puderem, que permaneçam em casa e restrinjam a circulação ao máximo possível, sempre tendo em mente o bem estar de todos.

O prefeito destacou mais uma vez que todas as ações adotadas são preventivas e que conta com a colaboração de todos para enfrentar esta situação da melhor maneira possível. “Juntos somos mais fortes no combate a esta ameaça à saúde de todos”.

 

Publicado em: 19/03/2020 16:46

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.