Comemoração dos 136 anos de São Pedro começa na sexta-feira

Música, teatro, exposição de fotografias, solenidade cívica, bolo, Festival do Jaracatiá e recreação infantil são os destaques da programação de comemoração dos 136 anos de emancipação política de São Pedro preparada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. As atividades, todas gratuitas, tem início na sexta-feira, dia 17, às 20h30.

No primeiro dia de programação, na praça da Matriz, Gabriel Allan fará apresentação musical e o Aventura na Praça oferecerá às crianças atividades como pula-pula, cama elástica, paredão de escalada, rapel e slack line. No sábado, dia 18, a apresentação musical de Mauro Mabute começa às 9h, na Feira do Produtor.  À noite, na praça da Matriz, as atividades para as crianças voltam a ser oferecidas e o show será com a banda RD4.

No domingo dia 19, a programação tem início às 9h30 com uma missa em homenagem ao aniversário da cidade.  Em seguida, às 10h30, na praça da Matriz, o Aventura na Praça começa com paredão de escalada, rapel, slack line, futebol de sabão, cama elástica, Confeiteiro Maluco, pintura de rosto e brincadeiras.  Também está programada a apresentação musical de Gustavo Momesso.  Às 13h, a atração é o teatro de rua – A morte que mata - e às 15h, a apresentação será do grupo Crysostomos.

Também no dia 19, pela manhã, acontece o tradicional Festival do Jaracatiá realizado pela Escola Municipal Iracy Bertochi. “Por conta das intensas chuvas de janeiro, a produção de jaracatiá este ano foi menor e por isso vamos concentrar nossa produção nos carros-chefes que são as compotas, amanteigados e o sorvete”, disse a diretora da escola, Rosemar Lopes Ribeiro.

Todos os dias, no mesmo local em que acontece o Festival do Jaracatiá, será montada uma praça de alimentação pelas entidades assistenciais da cidade.

No dia 22, quarta-feira, dia em que se celebra a emancipação política do município, as atividades têm início às 9h, na praça Matriz,com apresentação da Corporação Musical União Charqueadense. Às 10h começa a solenidade cívica, seguida do tradicional Parabéns e bolo. Logo depois acontece explanação sobre o Plano de Educação Ambiental e apresentação de alunos da Emeb Joaquim Norberto de Toledo.

 O Aventura na Praça começa às 11h, com paredão de escalada, rapel, slack line e recreação que inclui atividades como escultura de balão, oficina de pipas e brincadeiras, além de futebol de sabão e cama elástica.  Para às 13h está programada a apresentação da peça teatral Peixe Grande em Terra de Pequeno, às 14h acontece apresentação musical do Cordas Primas, grupo de viola instrumental da Coordenadoria de Cultura e às 15h, o grupo Sambalanço encerra a programação do feriado.

“Fizemos uma programação com a valorização dos artistas locais e com a intenção de agradar moradores e turistas que frequentam São Pedro especialmente nos fins de semana”, disse a secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia.

DONAS DA BOLA – Outra atividade que integra a programação de aniversário é a exposição fotográfica itinerante “As Donas da Bola”, que será aberta no dia 15 de fevereiro no Museu Gustavo Teixeira. A iniciativa é fruto de um grupo de 11 fotógrafas que percorreram o Brasil em busca de mulheres que jogam bola, por paixão ou diversão. O resultado é mostrado em 29 imagens que retratam aspectos interessantes dessa paixão, até então, figurada apenas no universo masculino. O Museu Gustavo Teixeira é a primeira instituição a receber a exposição fora da capital paulista.

A exposição pode ser vista de 15 de fevereiro a 20 de março de terça a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.