Com a ajuda da Central de Monitoramento, PM prende ladrões que furtaram loja em São Pedro

Por volta da 1h30 desta quarta-feira, a Central de Operações e Inteligência da Prefeitura de São Pedro acionou a Polícia Militar após verificar movimentação em frente a um estabelecimento comercial localizado na rua Veríssimo Prado, área central da cidade.

Três indivíduos arrombaram a porta e retiraram objetos como celulares, notebooks e televisores. Quando os policiais chegaram ao local, receberam apoio do monitoramento para identificar a rota percorrida pelos indivíduos e abordá-los.

Um dos suspeitos estava a pé quando foi detido pelos policiais militares. O veículo com os itens furtados e outros dois suspeitos foi localizado em seguida, após informações repassadas pela central de monitoramento.

Com a prisão em flagrante, os acusados foram conduzidos à delegacia e foram presos pelo crime de furto qualificado. Segundo o Boletim de Ocorrência registrado, foram recuperados 33 celulares, nove notebooks e três televisores.

A polícia vai investigar se esta ação tem relação com crimes semelhantes registrados em Campinas. Participaram da ação em São Pedro os policiais militares Murakami, Leiser, Daniel, Lenon, Braidotte, Gladi, Sandro, Soares, Ronaldo e Marques. Os guardas civis municipais Luna e Tiago também prestaram apoio.

AUXÍLIO FUNDAMENTAL - Esta foi mais uma das ações com ajuda essencial das imagens das câmeras da Central de Operações e Inteligência, local que monitora a imagem de aproximadamente 450 câmeras instaladas em vários pontos da cidade ao longo de uma rede de 20 km de fibra óptica.

O material também já auxiliou outras ações das forças de segurança pública em casos de furto, roubo e até mesmo de ‘golpes’ aplicados em moradores de São Pedro.

Quando a COI foi oficialmente inaugurada, há aproximadamente um ano, o  capitão Ricardo Bessa, então comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de São Pedro, definiu a Central como importante aliada da segurança pública.

“É uma ferramenta fundamental para a segurança. A tecnologia é extremamente importante”, disse, citando como exemplo as chamadas câmeras ‘inteligentes’ instaladas em todas as entradas da cidade. “Por meio de um convênio estabelecido entre a Polícia Militar e o município, o sistema faz a leitura das placas. Se houver algum registro no sistema, como furto ou roubo, os policiais recebem esta informação na viatura mais próxima”, informou.

Bessa acrescentou que as câmeras garantem ações repressivas e preventivas ao crime. “Com todas as entradas e saídas monitoradas, é muito difícil que alguém faça algo e não seja identificado”, afirmou.

Além da Polícia Militar, as imagens também são usadas pela Polícia Civil para casos específicos que podem ajudar a identificar responsáveis por crimes praticados na cidade. Outro uso é para monitoramento e reforço na segurança de grandes eventos, como o Carnaval ou festas tradicionais da cidade realizadas em espaços públicos.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.