Centro de Imagens realiza 8.697 exames em 8 meses

O Centro de Imagens do Hospital Beneficente São Lucas, a Santa Casa de São Pedro, realizou 8.697 exames entre 1º de janeiro e 31 de agosto deste ano. No local são realizados exames de raio-X digital, mamografia, ultrassonografia com dopler colorido, colonoscopia e endoscopia.

Antes da inauguração deste serviço, boa parte destes exames era realizada fora de São Pedro. A aquisição de equipamentos e a reforma do prédio custaram aproximadamente R$ 1,2 milhão e dobraram a capacidade mensal de realização de exames.

O ultrassom foi o exame com maior demanda nestes oito meses. Foram realizados 4.072 para atendimentos SUS e mais 286 via convênios médicos, totalizando 4.358. Mamografia vem em seguida, com 2.421 exames realizados pelo SUS; raio-X (1.150) e colonoscopia e endoscopia (768).

A medida facilitou a vida de pacientes como Silas Araújo, 71, que prepara-se para fazer uma cirurgia no joelho. “Fazer os exames aqui ficou muito mais prático e agilizou os procedimentos que eu preciso realizar”, avisou.

Juliana Gomes de Souza, 31, grávida de 24 semanas, fez o ultrassom morfológico, um dos exames que passou a ser feito em São Pedro após a aquisição dos novos equipamentos. “Não precisar sair da cidade para fazer o exame é bem melhor. E para marcar foi rápido também. Só precisei esperar um pouco porque tem um período certo para fazer este exame”, disse Juliana, que é mãe de mais dois filhos, de 10 e 6 anos, e nas outras gestações fez o exame em Piracicaba. “A qualidade do atendimento não só no ultrassom, mas também para outros exames, como raio-X e mamogragia, é ótima”, disse.

A comerciante Carla Bontorim, 31, faz regularmente endoscopia para  acompanhamento de um diagnóstico e depois de fazer exames em Piracicaba, fez pela primeira vez a avaliação em São Pedro. “Ficou bem mais fácil. O último exame fiz em uma clínica particular e o atendimento em São Pedro foi igual, muito bom”, afirmou.

 

Médico destaca precisão dos resultados com novos equipamentos

Rafael Arguelles, um dos médico que faz os exames de ultrassom, explica que a aquisição do equipamento de alta precisão melhora o atendimento e o diagnóstico do paciente. “Com esta estrutura, a população recebe um tratamento de melhor qualidade”, informa.

Outro ponto destacado pelo médico é que este equipamento permite a realização de tipos específicos de exames, como o ultrassom morfológico, do aparelho urinário e de abdômen total.

Há ainda o diferencial do laudo, que na maioria das vezes fica pronto logo após o exame. “Se não ficar pronto no mesmo dia, o que dá maior rapidez e qualidade no atendimento, o paciente recebe no máximo no dia seguinte”, destaca Arguelles.

“Os equipamentos e a realização de exames em São Pedro são essenciais para maior eficiência e resolutividade. Foi um investimento bem importante que tem como principal resultado a melhora do atendimento à população”, destaca  Miriam de Souza Silva, secretária de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro e interventora da Santa Casa. A secretária informa também que a implantação deste tipo de procedimento estava prevista no planejamento estratégico e na Agenda 2025.

Para realizar os exames foram contratados 5 funcionários, totalizando 13 que atuam no local. O impacto financeiro para a manutenção do Centro de Imagens será de R$ 1,5 milhão por ano.

 

 

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.