CEA completa seu primeiro mês de atividades com 450 visitas

O primeiro Centro de Educação Ambiental de São Pedro, localizado no Parque Ecológico Ernesto Baltieri, completou seu primeiro mês de atividades com mais de 450 visitas de alunos da Educação Infantil (pré I e pré II) guiadas por agentes de educação ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente.

Para atender ao público alvo, as visitas foram adaptadas e orientadas por plano de aula com ênfase em atividades lúdicas, como explica a responsável pela Divisão de Educação Ambiental da Coordenadoria, Mariana Siciliano. “As atividades lúdicas foram uma estratégia para que as crianças aprendessem, se desenvolvessem e  se apropriassem da cultura que as cercam de forma prazerosa, para que despertassem seus interesses”, disse.

Entre as atividades propostas estão os desenhos com semente de urucum, um fruto armado por espinhos e com sementes que possuem uma cobertura carnuda vermelha, da onde se extrai a tinta. O urucum é uma ótima ferramenta de educação ambiental, segundo o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro .“Ao preparar a tinta, as crianças aprenderam que existem outras alternativas não convencionais além do lápis, caneta ou giz de cera. Foi uma excelente alternativa para estimular a conexão das crianças com a natureza”, disse.

Outras paradas da visita foram o Jardim Sensorial, a Horta Orgânica, a Caça aos Resíduos, o Insetário e o Jardim de Abelhas. “Depois da visita, as crianças já demonstraram muita consciência ambiental. “Não podemos jogar lixo na natureza”; “Não podemos matar os insetos”; “Precisamos comer verduras e legumes” e “Natureza são as árvores, o vento, os animais e as pessoas” foram algumas das falas que marcaram o nosso mês no Centro de Educação Ambiental” finalizou Mariana.

“A parceria entre a Secretaria da Educação e a Coordenadoria de Meio Ambiente tem resultados muito interessantes. No Centro de Educação Ambiental, as crianças passam por todas as estações, com temas relacionados ao meio ambiente e vêem na prática a teoria que aprenderam na escola” disse a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Karina Leme Gonçalves. 

As visitas guiadas são pré agendadas pela Coordenação das escolas junto à Secretaria de Educação. Para as escolas não pertencentes à rede municipal, os agendamentos podem ser feitos por meio do telefone (19) 3481 9260. Os visitantes também podem vivenciar uma experiência autodidata através dos QRCodes dos totens instalados no parque.

Publicado em: 07/07/2022 09:05

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.