Cata cacareco recolhe 55 toneladas de materiais inservíveis nos dois primeiros meses do ano

Programa evita o acúmulo de materiais/resíduos em locais impróprios e consequente proliferação de vetores de doenças

O Programa Cata Cacareco, da Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Pedro, recolheu aproximadamente 55 toneladas de materiais inservíveis (210m³) em janeiro e fevereiro deste ano.

O Programa Cata Cacareco acontece na cidade por setorização. Cada setor tem pelo menos três bairros e no máximo 17. A coleta dos materiais acontece com apoio da Coordenadoria de Serviços Urbanos. Neste primeiro ciclo do serviço, os caminhões percorreram as ruas do município em todos os sábados dos dois primeiros meses do ano. A maior parte do material recolhido é de móveis antigos, sofás, armários e guarda-roupas.

 “Os munícipes abraçaram a campanha e depositaram móveis antigos e bens inservíveis nas calçadas, seguindo o cronograma disponibilizado com antecedência no site da Prefeitura e nas mídias da Coordenadoria de Meio Ambiente. Com essa ação, foi notada a redução dos descartes irregulares de resíduos em estradas e terrenos, e pudemos contar com a destinação correta garantida pelo Ecoponto municipal”, comentou a responsável pela Divisão de Resíduos Sólidos da Coordenadoria de Meio Ambiente, Aline Lima. 

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro, o Programa Cata Cacareco existe com o intuito de evitar o acúmulo de materiais ou resíduos em locais impróprios e a consequente proliferação de vetores de doenças, como a mosquito Aedes aegypti , que provoca dengue e outras doenças, uma vez que muitos desses objetos acumulam água e transformam-se em criadouros.  

“A multiplicação de políticas públicas e execução de serviços permanentes, como o Programa Cata Cacareco, podem colaborar com a gestão dos resíduos sólidos no município e também contribuir com a mudança de hábitos de toda uma população”, comentou Bosqueiro, acrescentando que no segundo semestre de 2021 o Cata Cacareco operou por 18 sábados seguidos e coletou aproximadamente 125 toneladas de bens inservíveis.

PRÓXIMOS – No dia 9 de abril tem início o novo ciclo de coleta do Cata Cacareco, passando pelos bairros Centro, Jardim Burity, Jardim Holliday, Jardim Itaquerê, Jardim Serrano, Loteamento Santana, Pallu, Portal das Flores, Santa Cruz, São Benedito, Vale do Sol, Vila Estela, Vila Helena, Vila Lobos, Vila Nova e Vila Olinda. O cronograma completo está disponível em saopedro.sp.gov.br  e outros informes serão divulgados nas mídias sociais da Prefeitura de São Pedro e da Coordenadoria de Meio Ambiente.

Publicado em: 23/03/2022 09:20

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.