Cata Cacareco recolhe 13 toneladas

Primeiro dia de atividades do programa que recolhe os chamados bens inservíveis contou com grande colaboração da população

O primeiro dia do Cata Cacareco, programa que recolhe os chamados bens inservíveis, como sofás e móveis antigos, geladeiras e outros itens que não podem ser descartados no lixo comum ou na coleta seletiva, terminou com um saldo positivo: foram recolhidos 13 toneladas de materiais na passagem pelos bairros Horto Florestal, São Tomé, Chácaras Bela Vista, São Dimas e Jardim São Pedro, no último sábado, 8 de abril.

O programa é mais uma ação voltada ao descarte correto dos resíduos sólidos organizada pela Prefeitura de São Pedro, pacote que inclui também a elaboração de um Plano de EducaçãoAmbiental,  implantação de um ecoponto e da coleta seletiva de lixo.

O Cata Cacareco é considerado também um importante aliado no combate à dengue, já que muitos destes objetos acumulados nas casas podem transformar-se em criadouros do mosquito causador da doença, além de zika e chikungunya.

O programa envolve várias secretarias municipais, como Saúde e Desenvolvimento Social, Obras, Governo e Educação, além da participação do Tiro de Guerra. As ações serão realizadas inicialmente em seis sábados e os organizadores pedem a colaboração da população, que deve deixar o material que precisa ser recolhido na calçada já no sábado pela manhã, de acordo com o cronograma estabelecido.

Matheus Murbach, da Vigilância Epidemiológica, um dos setores da Secretaria de Saúde envolvidos na ação, diz que o número surpreendeu a organização. “Não esperávamos um volume tão grande e o resultado foi muito bom”, disse, reforçando o pedido para que a população deixe o material que precisa ser recolhido nas calçadas desde o início da manhã, agilizando o serviço da equipe responsável pelo recolhimento do material.

O vice-prefeito Thiago Silva, que acompanhou os trabalhos, agradeceu a participação da população. “Houve uma colaboração importante dos moradores e desta maneira pudemos realizar este trabalho que traz várias consequências positivas”, disse.

CRONOGRAMA – A próxima ação do Cata Cacareco está  programada para o dia 29 de abril. Os caminhões, agentes de saúde e outros participantes da ação começam a percorrer as ruas às 8h nos bairros Santa Mônica, Recanto das Águas, Jardim Cássio Paschoal Padovani, São Judas, Vila Baltieri e Vila Pindanga.

No dia 6 de maio, serão atendidos os bairros Novo Horizonte, Jardim Itália, Dorothea, Cidade Jardim, Nova Estância, Mariluz I, II e III, Botânico I, II e 1000 e Campos do Jardim Botânico.

Palú, Jardim Navarro, Vila Rica, Jardim Bela Vista, Santa Cruz, São Benedito, Vale do Sol e Portal das Flores serão atendidos no dia 13 de maio; Jardim Serrano, Jardim Itaquerê, Jardim Holliday, Jardim Buriti, Vila Olinda, Centro, Vila Nova, Vila Estela e Vila Helena no dia 20 de maio e no último sábado programado para esta primeira etapa – 27 de maio -  os caminhões vão percorrer as ruas do Colinas de São Pedro, Nova São Pedro I e II, Mirante, Theodoro de Souza Barros e Bela São Pedro.

DESCARTE CORRETO - Os organizadores pedem colaboração da população para deixar o material separado nas calçadas e lembram que não podem ser descartados itens como resto de construção civil – que devem ser encaminhados para o Ecoponto, localizado no bairro São Dimas e lixo orgânico.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.