Caps realiza festa junina para estimular socialização

O Caps (Centro de Atenção Psicossocial) caprichou na decoração e nos pratos típicos para realizar seu “arraial”. O principal objetivo do evento, como explica a coordenadora do Centro, Ana Castro, é estimular a socialização entre os pacientes. “Este é um espaço importante de convívio”, disse.

O secretário de Saúde Leandro Sanches e o coordenador de Atenção Básica Nilson Marchese, participaram do evento.

O Caps, localizado ao lado da Umis, realiza atendimentos nas áreas de psiquiatria, psicologia, além de oficinas como as de artesanato, crochê, pintura e uma horta que tem cultivos de hortaliças e plantas usadas para preparo de chás.

Entre as atribuições do Caps estão atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

No estabelecimento atuam equipes multiprofissionais que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.

Em São Pedro, as atividades são voltadas também para a geração de renda dos pacientes. “Em muitos casos, a família abandona e o paciente fica sem renda”, diz a coordenadora, que cita ainda a parceria com empresas de São Pedro que garantiram a inserção de pacientes no mercado de trabalho local. “Essas parcerias são muito relevantes porque garantem um passo importante para a ressocialização”, destacou.

Publicado em: 07/07/2022 17:01

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.