Campanha vai recolher pneus neste sábado

A mobilização tem por objetivo eliminar criadouros do Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya

O pneu descartado ou armazenado inadequadamente é um dos criadouros preferenciais do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya e essa preocupação estimulou as Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e da Saúde a promover ações de mobilização para o recolhimento de pneus nos domicílios paulistas. Em São Pedro, o recolhimento vai acontecer neste sábado, a partir das 8h, quando os munícipes devem deixar os pneus na calçada.

A campanha tem participação do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), além de seus parceiros da Sala Estadual de Coordenação e Controle de Arboviroses de São Paulo, com as orientações do Ministério da Saúde.

O envolvimento de todos os setores - poder público, sociedade civil e população em geral - é considerado fundamental para o sucesso da campanha.

Em São Pedro, os caminhões vão percorrer toda a área urbana do município. Moradores da Zona Rural podem colaborar trazendo os pneus inservíveis para serem recolhidos na área urbana.

“Como nas ações do Cata Cacareco, é fundamental a colaboração da população, que deve deixar os pneus que precisam ser recolhidos na calçada”, reforça Gislene Nicolau, da Vigilância Epidemiológica.

Além de eliminar um possível criadouro, a medida é também um importante aliado do Meio Ambiente, já que o pneu tem um tempo de decomposição ainda desconhecido. Assim como o isopor, o pneu ocupa grande espaço em lixões. Se jogado em rios, pode obstruir a passagem de água e facilitar o risco de enchentes.

Quando queimado a céu aberto, o produto libera na atmosfera uma grande quantidade de gás carbônico e monóxido de carbono (principais responsáveis pelo aquecimento global), além de óxidos de enxofre e nitrogênio, metais pesados, material particulado, dioxinas e furanos. A maioria dessas substâncias é tóxica e pode causar a morte, quando inaladas em excesso.

Quando recebe a destinação correta, o pneu pode ser usado como combustível em fornos de cimento, celulose e cal; laminação e picotagem para fabricação de asfalto e co-processamento com xisto, processo que permite a utilização do material resultante na agricultura e indústria farmacêutica sem prejuízos ao Meio Ambiente.

 
  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.