Campanha vai recolher pneus neste sábado
A mobilização tem por objetivo eliminar criadouros do Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya
O pneu descartado ou armazenado inadequadamente é um dos criadouros preferenciais do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya e essa preocupação estimulou as Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e da Saúde a promover ações de mobilização para o recolhimento de pneus nos domicílios paulistas. Em São Pedro, o recolhimento vai acontecer neste sábado, a partir das 8h, quando os munícipes devem deixar os pneus na calçada.
A campanha tem participação do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), além de seus parceiros da Sala Estadual de Coordenação e Controle de Arboviroses de São Paulo, com as orientações do Ministério da Saúde.
O envolvimento de todos os setores - poder público, sociedade civil e população em geral - é considerado fundamental para o sucesso da campanha.
Em São Pedro, os caminhões vão percorrer toda a área urbana do município. Moradores da Zona Rural podem colaborar trazendo os pneus inservíveis para serem recolhidos na área urbana.
“Como nas ações do Cata Cacareco, é fundamental a colaboração da população, que deve deixar os pneus que precisam ser recolhidos na calçada”, reforça Gislene Nicolau, da Vigilância Epidemiológica.
Além de eliminar um possível criadouro, a medida é também um importante aliado do Meio Ambiente, já que o pneu tem um tempo de decomposição ainda desconhecido. Assim como o isopor, o pneu ocupa grande espaço em lixões. Se jogado em rios, pode obstruir a passagem de água e facilitar o risco de enchentes.
Quando queimado a céu aberto, o produto libera na atmosfera uma grande quantidade de gás carbônico e monóxido de carbono (principais responsáveis pelo aquecimento global), além de óxidos de enxofre e nitrogênio, metais pesados, material particulado, dioxinas e furanos. A maioria dessas substâncias é tóxica e pode causar a morte, quando inaladas em excesso.
Quando recebe a destinação correta, o pneu pode ser usado como combustível em fornos de cimento, celulose e cal; laminação e picotagem para fabricação de asfalto e co-processamento com xisto, processo que permite a utilização do material resultante na agricultura e indústria farmacêutica sem prejuízos ao Meio Ambiente.
Publicado em: 17/05/2018 11:01