Campanha vai esclarecer sobre hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, por meio da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, vai realizar entre os dias 15 e 31 de outubro, a Campanha Estadual de Hanseníase com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a doença, detectar novos casos e conscientizar a população quanto à importância do tratamento adequado.

A hanseníase é causada por um micróbio chamado “bacilo de Hansen”. É uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz e se não tratada pode ocasionar deformidades físicas permanentes.

É transmitida por meio das vias respiratórias (tosse e espirro) e a principal fonte de transmissão é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento adequado. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais e sintomas varia entre 2 a 7 anos.

Manchas na pele que não doem, não coçam e não pegam pó, placas e nódulos, dormência, formigamento, fraquezas e atrofias musculares, manchas com queda de pelos e diminuição da sensibilidade são os principais sinais e sintomas.

O tratamento é realizado nas Unidades de Saúde. A recomendação da Vigilância Epidemiológica é para aqueles que apresentarem os sintomas procurarem sua Unidade de referência para diagnóstico e tratamento.

PREVENÇÃO – O tema será abordado também nas salas de espera das unidades, com divulgação de vídeos, e na rede municipal de ensino, que vai receber material educativo preparado em uma linguagem adequada para as crianças.

“Todas as enfermeiras e coordenadoras das unidades de saúde estão preparadas para providenciar atendimento médico e de enfermagem para o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes”, destaca Gislene Nicolau dos Santos, coordenadora da Vigilância em Saúde.

 
  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.