Campanha Fique Sabendo acontece de 1 a 7 de dezembro

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro realiza a campanha Fique Sabendo 2021 de 1 a 7 de dezembro nas unidades de saúde do município. O objetivo é realizar teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C para diagnóstico precoce e realização do tratamento.

Os testes serão realizados no período da campanha na Umis, Caps e nas UBSs  Alpes, Bela São Pedro, Nova São Pedro, Primavera, Santo Antonio, São Dimas, São Francisco e Dorothea.

Promovido pelo programa DST/Aids e Hepatites Virais do Governo do Estado, o Fique Sabendo tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância dos testes, principalmente em pessoas mais expostas às infecções sexualmente transmissíveis.

O objetivo da ação é também levar o alerta das doenças e a importância do diagnóstico precoce, que faz toda a diferença no prognóstico do paciente, evitando o desenvolvimento das doenças oportunistas, a transmissão de novos casos e a transmissão vertical (mãe para o filho) de HIV e sífilis.

 

Sobre HIV e sífilis

Ambas as doenças podem ser transmitidas ou adquiridas através da relação sexual desprotegida, ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas. Também pode ocorrer transmissão congênita, ou seja, quando as crianças já nascem portadoras dos vírus.

Nem toda a pessoa que se infecta pelo HIV tem Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Isto porque algumas pessoas podem não desenvolver sintomas mesmo após a infecção e neste caso, passam a viver com o vírus. A Aids é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando o organismo apresenta baixa imunidade, facilitando o aparecimento de outras infecções oportunistas.

Há também três classificações da sífilis: a adquirida, por meio de relação sexual; a congênita, por transmissão vertical (da mãe para bebê); e gestacional (infecção no período de gestação).

Publicado em: 01/12/2021 11:19

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.