Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) foi prorrogada até o dia 9 de junho. Ofício encaminhado aos órgãos de saúde pelo Ministério da Saúde informa que o objetivo principal é atingir pelo menos 90% dos grupos prioritários. No país, este índice até o último levantamento, está em 60,5%.

A meta estabelecida pela Secretaria Estadual para São Pedro é vacinar 8.237 pessoas durante a campanha, mas até o dia 15 de maio foram imunizadas 4.410 pessoas, o que representa 53,5% da meta estipulada.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o pedido para que os grupos considerados prioritários dirijam-se às unidades para receber a dose. A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira na Umis e na UBS São Dimas das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Em São Pedro, a maior adesão foi dos grupos de  comorbidades (80,41% da meta), idosos (58,74%) e gestantes (56,94%). O menor índice – 25,34% - foi verificado entre as crianças e por isso a Secretaria de Saúde pede especial atenção dos pais para que levem seus filhos para receber a dose.

 Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus do inverno de 2017, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil.

Neste ano, até o mês de março, foram notificados 121 casos de SRAG no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza, deste total, 59 relacionados ao A (H3N2) e um total de 14 óbitos, sendo 7 relacionados a H3N2. Em São Pedro não há nenhum caso notificado.

Devem ser vacinados pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas,  doentes crônicos e professores, que entraram na campanha este ano.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.