Campanha de vacinação antirrábica aplica 597 doses no primeiro fim de semana

Expectativa é vacinar, durante o ano todo, 6.500 animais; dia 16 a vacinação acontece no Horto Florestal, Dorothea e praça do Fórum

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro deu início, no último final de semana, à Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos. Foram vacinados 516 cães e 81 gatos, totalizando 597 animais.

Neste primeiro momento, a equipe da Vigilância em Saúde vai atender a zona urbana. Para a Zona Rural, a campanha está programada para o segundo semestre deste ano.

“Neste primeiro dia de vacinação tivemos uma boa demanda e as pessoas que levaram seus animais agradeceram e elogiaram o carinho da equipe”, disse Matheus Murbach, veterinário responsável.

Cães e gatos podem receber a dose da vacina a partir dos três meses de idade e em boas condições de saúde. A recomendação é que o responsável leve seus animais em guias, coleiras, gaiolas, caixas de transporte ou fronhas.

No próximo sábado, dia 16, a vacinação ocorre na Academia ao Ar Livre do Horto Florestal, UBS Dorothea e praça do Fórum. No dia 23, a vacinação estará disponível na Academia ao Ar Livre do Jardim Holiday, Emeb Professor Benedito Modesto de Paula e Escola Estadual José Abílio de Paula.

No dia 30 de março, as doses vão ser aplicadas na Emeb Professor Abdala Rahal Farhat Neto, no Jardim Navarro;Base do Corpo de Bombeiros e PSF Alpes das Águas. No último sábado da campanha, 6 de abril, os animais serão vacinados na Emeb Professora Ondina Mendes Parreira, no bairro Nova São Pedro II,  na UBS São Dimas e no Coreto da praça Gustavo Teixeira.

Durante alguns dias de semana também estão programadas imunizações, sempre das 9h às 16h. No dia 12 de março, a vacinação acontece na praça da Bíblia, na Vila Pindanga; no dia 14, na praça São Benedito; no dia 19, no Cemitério Parque São Pedro, no Recanto; no dia 21, na Padaria Palú, no bairro de mesmo nome; no dia 26 na Praça do Trabalhador, no bairro São Dimas e de 1 a 5 de abril e 8 a 12 de abril, no espaço da Feira do Produtor.

Mais informações podem ser obtidas no telefone da Vigilância em Saúde: (19) 3481-9370.

DOENÇA – A raiva é uma doença fatal infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A vacina é a única opção para prevenir a doença. A contaminação acontece quando a pessoa é mordida ou tem contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas devem lavar bem o local com água e sabão e procurar o atendimento médico.

Além disso, o animal deve ser observado por 10 dias em local isolado. No caso de qualquer mudança de comportamento, as autoridades de saúde deverão ser informadas.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.