( ! ) Warning: getimagesize(/home/development/saopedro.sp.gov.br/upload/galeria/1-1.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/development/saopedro.sp.gov.br/controller/ImagenetTexto.controller.php on line 61
Call Stack
#TimeMemoryFunctionLocation
10.0001234360{main}( )../index.php:0
20.0016561800Rota->controller( )../index.php:54
30.0028620904ControllerTexto->index( )../ImagenetRota.php:69
40.0176643512getimagesize ( )../ImagenetTexto.controller.php:61
Prefeitura de São Pedro | Caminhada reúne estudantes da rede municipal e atendidos pela Apae

Caminhada reúne estudantes da rede municipal e atendidos pela Apae

Para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi realizada na manhã desta segunda-feira uma caminhada que reuniu aproximadamente 250 estudantes da rede municipal de ensino e 60 atendidos pela Apae São Pedro.

O ponto de partida foi a praça Santa Cruz para os estudantes da rede municipal e a sede da Apae para os atendidos pela instituição. Após percorrer as ruas centrais, o grupo se reuniu na praça da matriz.

Esta semana é promovida todos os anos pela Federação Nacional das Apaes – Fenapaes, com o objetivo de abrir debates e propor reflexões sobre a inclusão. Em 2017, o tema abordado foi “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. Entre os objetivos da instituição está a luta pelos direitos das pessoas com deficiência em diversas áreas: social, familiar, escolar e trabalhista, para que a inclusão se torne efetiva e as pessoas com deficiência tornem-se mais preparadas e amparadas diante das dificuldades da vida.

A diretora técnica da Apae, Daniele Teixeira, conta que o principal diferencial da programação proposta para este ano é a conscientização dos atendidos em relação a seus direitos. “Muitos tem esta noção, da importância de lutar por direitos iguais, para não ser tratado de forma infatilizada e estimular a autonomia”, destaca.

A programação da semana inclui atividades que deixam os frequentadores da instituição, que hoje atende110 pessoas, bem animados, como filme com pipoca, almoço italiano, visita a Artemis, Fazendinha do Thermas Water Park, Dia da Beleza e até “balada” especial na ADRS. “Esperam o ano todo por esta programação”, disse.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Paralelamente a esta programação, a Secretaria Municipal de Educação programou para segunda e terça-feiras a III Formação em Educação Inclusiva, com palestras realizadas na Etec Gutavo Teixeira.

Na segunda-feira, o tema abordado pela fonoaudióloga e psicóloga Angela de Azevedo Lobão é “Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: identificação, planejamento de estratégias para melhor atender às necessidades dos alunos, visando sucesso na aprendizagem”.

Na terça-feira, dia 22, o psicólogo Kwame Yonatan Poli dos Santos aborda o tema “A construção histórica dos transtornos de aprendizagem. A patologização da vida? - Ferramentas para lidar com os impasses da relação ensino-aprendizagem”.

A rede municipal de ensino de São Pedro tem hoje 147 alunos com algum tipo de deficiência atestada em laudo matriculados em das 19 unidades escolares do município.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.