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Prefeitura de São Pedro | Caminhada para conscientizar sobre autismo movimenta 300 alunos

Caminhada para conscientizar sobre autismo movimenta 300 alunos

Para celebrar o Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, a Prefeitura de São Pedro, por meio do Atendimento Educacional Especializado, departamento da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta sexta-feira um ato que levou aproximadamente 300 alunos das escolas municipais  Abdala Rahal Farhat Neto, Ricarda de Paiva Lima Berzin, Benedito Modesto de Paula, Guido Dante, Joaquim Norberto de Toledo e Maria de Fátima do Amaral para as ruas. Eles entregaram filipetas com informações sobre o autismo, uma desordem neurológica que compromete o desenvolvimento, além de divulgarem a importância da inclusão destes indivíduos.

As atividades aconteceram  no período da manhã e da tarde. De manhã, a classe do terceiro ano da escola Joaquim Norberto de Toledo esteve na Prefeitura e entregou ao prefeito Helinho Zanatta uma história em quadrinhos que fala sobre o autismo, além da camiseta alusiva ao movimento.  A entrega da história em quadrinhos foi feita pela aluna Vitória, que tem um irmão autista, aluno da classe do terceiro ano.

 Para abranger grande número de pessoas no evento, os organizadores pediram que todos usassem uma peça de roupa azul, mesma cor da bexiga levada pelas crianças.  Um convite também foi encaminhado à Acisp (Associação Comercial e Industrial  de São Pedro) para que os comerciantes usem a cor azul nas vitrines dos estabelecimentos.

CRISTO ILUMINADO -  Também para marcar a data, o Cristo localizado no alto da serra foi iluminado de maneira especial, refletindo a cor azul.

 Há hoje matriculados na rede municipal de ensino 11 alunos com autismo. Eles integram o programa de inclusão da Secretaria de Educação que atende 62 alunos com laudos médicos.

“Nosso foco principal é estimular a independência e autonomia de todos”, diz Fátima Martins Giacomeli, supervisora de ensino responsável pelos projetos de inclusão. A situação de cada aluno com algum tipo de deficiência é trabalhada de maneira individual na rede. Em alguns casos, há cuidadores que desenvolvem atividades específicas para estes estudantes, sempre em conjunto com o professor e as psicopedagogas, psicólogas e fonoaudiólogas que formam o Atendimento Educacional especializado e acompanham o desenvolvimento dos alunos.

AÇÃO PREVENTIVA – Implantado este ano na rede municipal de ensino, o projeto “Estimulação em Rede” tem o objetivo de estimular alunos de zero a cinco anos de forma significativa para favorecer o vínculo e descobrir as capacidades e interesses das crianças, ajudando na construção da inteligência, elevando a autoestima e principalmente auxiliando na detecção, prevenção e tratamento de possíveis atrasos no desenvolvimento infantil.

“É um trabalho de prevenção e em caso de identificação de algum possível diagnóstico, o atendimento acontece desde o início”, destaca Fátima. Ela acrescenta que este é um projeto inovador na educação infantil. “Temos toda a estrutura para desenvolver as atividades realizadas sempre com ação conjunta dos profissionais”. Para falar sobre este projeto e estimular a participação de todos, os profissionais da educação estão indo às unidades  em encontros com os pais dos alunos.

Quando os alunos são encaminhados para acompanhamento de psicóloga, psicopedagoga ou fonoaudióloga, os atendimentos acontecem no contraturno das aulas e sem nenhum custo para os alunos.

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