Caminhada na sexta-feira faz conscientização sobre o autismo

Evento será a partir das 9h, com concentração na Feira do Produtor e participação de aproximadamente 250 alunos

Para fazer conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de São Pedro, por meio do Atendimento Educacional Especializado, departamento da Secretaria Municipal de Educação, faz na sexta-feira, dia 31 de março, uma caminhada que vai mobilizar alunos, professores e funcionários para celebrar o Dia Internacional da Conscientização do Autismo, comemorado oficialmente no dia 2 de abril.

A proposta é abranger grande número de pessoas e para isso os organizadores da atividade pedem que todos usem uma peça de roupa azul. Um convite também foi encaminhado à Acisp (Associação Comercial e Industrial de São Pedro) para que os comerciantes usem a cor azul nas vitrines dos estabelecimentos no dia da caminhada. Outra ação realizada para marcar a data é a iluminação especial da imagem do Cristo localizada no parque no alto da serra, que está com lâmpadas na cor azul.

A caminhada vai acontecer a partir das 9h, com concentração na Feira do Produtor e caminhada pelas ruas Veríssimo Prado e Malaquias Guerra até a praça Matriz. Aproximadamente 250 alunos das escolas municipais Abdala Rahal Farhat Neto, Ricarda de Paiva Lima Berzin, Benedito Modesto de Paula, Guido Dante, Joaquim Norberto de Toledo, Maria de Fátima do Amaral, Gustavo Teixeira, Iracy Bertochi e Ondina Mendes Parreira saem das escolas e se encontram no espaço da Feira do Produtor.

Os alunos vão carregar cartazes com informações sobre o autismo e também uma poesia feita por um autista. Além da caminhada, o tema foi desenvolvido em atividades realizadas nas escolas. Um carro de som vai acompanhar os participantes e divulgar informações, como a que indica que 1 em cada 68 crianças no mundo têm o transtorno, que o autismo afeta três áreas: comunicação, comportamento e socialização; que o autismo não é uma doença, mas um transtorno; que as pessoas com autismo não estão ausentes, elas apenas  se comunicam de forma diferente, além de outras informações que ajudam a conscientizar sobre o transtorno.

O autismo é uma desordem neurológica que compromete o desenvolvimento. As pessoas não devem sentir pena e para ajudar é preciso aceitar o autista como ele é. O autista tem dificuldades em entender regras, em ficar em ambientes barulhentos e algumas vezes, em se comunicar.

INCLUSÃO – Há hoje matriculados na rede municipal de ensino 13 alunos com autismo – 3 na educação infantil e 10 no ensino fundamental. Eles integram o programa de inclusão da Secretaria de Educação que atende 85 alunos com laudos médicos.

“Nosso foco principal é estimular a independência e autonomia de todos”, diz Fátima Martins Giacomeli, supervisora de ensino responsável pelos projetos de inclusão. A situação de cada aluno com algum tipo de deficiência é trabalhada de maneira individual na rede. Em alguns casos, há cuidadores que desenvolvem atividades específicas para estes estudantes, sempre em conjunto com o professor e as psicopedagogas, psicólogas e fonoaudiólogas que formam o Atendimento Educacional especializado e acompanham o desenvolvimento dos alunos.

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