Caminhada faz conscientização sobre o autismo

Alunos das escolas municipais Professor Abdala Rahal Farhat Neto, Benedito Modesto de Paula, Guido Dante, Gustavo Teixeira, Maria de Fátima do Amaral, Ricarda de Paiva Lima Berzin, Iracy Bertochi, Joaquim Norberto e frequentadores da Apae participaram nesta segunda-feira de caminhada para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril.

A 4ª Caminhada de Mobilização e Conscientização do Dia Mundial do Autismo foi um evento organizado pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com apoio de várias secretarias e do Tiro de Guerra, que também participou.

Durante a caminhada iniciada na praça Santa Cruz, com percurso pelas ruas Veríssimo Prado e Malaquias Guerra até a praça da Matriz, um carro de som divulgou mensagens sobre a importância da inclusão e o respeito às diferenças.

A supervisora do Atendimento Educacional Especializado, Fátima Martins Giacomelli, disse que além da caminhada, as escolas da rede municipal de ensino, especialmente as da educação infantil e ensino fundamental1, realizaram atividades internamente a respeito do tema.

O evento teve ainda apoio dos comerciantes locais, por meio da Acisp (Associação Comercial e Industrial de São Pedro) e de secretarias municipais. “O Cristo será iluminado de azul pela Secretaria de Turismo”, avisa Fátima. Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o autismo.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado para chamar a atenção para este transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Na rede municipal de ensino há hoje matriculados 15 autistas - 4 na educação infantil e 11 no ensino fundamental. Além de participar das atividades regulares da escola, eles recebem acompanhamento do Núcleo de Apoio à Inclusão, que oferece atendimento de fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.