Cadastro para Programa social de castração de cães e gatos termina neste sábado
O cadastro para o Programa Social de Castração de Cães e Gatos e Microchipagem pode ser feito até o próximo sábado, dia 5 de dezembro, na Secretaria de Saúde. O programa atende à Lei Municipal 3.138, que tem entre os objetivos a esterilização de animais de famílias de baixa renda e consequentemente a redução da população de cães e gatos nas ruas, além de incentivar a posse responsável desses animais que serão identificados por meio da implantação gratuita de microchips.
O cadastro não garante a esterilização, mas vai servir de base para a Secretaria de Saúde levantar a demanda e planejar as ações. Os animais castrados vão receber também um microchip e os proprietários serão orientados quanto à posse responsável. O microchip permite, de maneira simples, a identificação do animal que, se encontrado em vias públicas, poderá gerar advertência ao proprietário, baseado no Artigo 32, Capítulo V, da Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1988, o qual considera crime os maus tratos aos animais.
Até sexta-feira, o cadastro pode ser feito das 8h às 16h e no sábado,das 8h às 13h . O cadastramento deve ser feito na Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, na rua Ernesto Giocondo, 46, bairro Santa Cruz, no setor de Controle de Endemias, na Vigilância Epidemiológica.
Para fazer o cadastro, é necessário apresentar RG,CPF, comprovante de residência do proprietário e carteira de vacinação do animal.
Os responsáveis pela Vigilância Epidemiológica explicam que a chipagem dos animais é feita com agulhas e aplicadores específicos para este fim, de uso individual e estéril. A aplicação é segura e causa apenas um pequeno desconforto momentâneo ao animal.
Publicado em: 02/12/2015 14:46