
Com o objetivo de diminuir o número de acidentes domésticos causados pelo gás de cozinha (GLP), o Corpo de Bombeiros de São Pedro, em parceria com a Fundabom e Liquigás, realiza a campanha Chama Segura, que vai distribuir gratuitamente 100 kits com mangueira, válvulas reguladoras de pressão e braçadeiras. O evento acontece no próximo dia 26, sábado, às 9h no Tiro de Guerra, localizado na rua Olga Fonseca de Aguiar, 800. O público alvo são moradores do bairro São Dimas.
O bombeiro educador Guaracy Ribeiro Filho explica que o projeto teve início na cidade de São Paulo após o Corpo de Bombeiro verificar o grande índice de acidentes envolvendo o GLP. “Este evento é direcionado à população carente que, por ter um poder aquisitivo menor, muitas vezes improvisa na instalação dos equipamentos e usa mangueiras de jardim no lugar das mangueiras certificadas pelo Inmetro, arame no lugar das braçadeiras e equipamento com a validade vencida, transformando o lar em um local inseguro”, destacou.
A única condição para receber o kit é entregar a válvula reguladora e a mangueira usadas atualmente. As pessoas que vão receber os equipamentos serão orientadas sobre os riscos envolvendo o GLP, a maneira correta de comprar, armazenar, manusear e instalar o botijão de gás, além dos cuidados necessários para evitar acidente, como por exemplo, não passar a mangueira atrás do forno.
O comandante da base dos Bombeiros de São Pedro, subtenente Marcello de Cássio Ferreira, ressalta que além do aspecto educativo, a ação tem caráter preventivo, com a retirada de circulação dos equipamentos fora do prazo de validade e em condições inadequadas de conservação e troca por um kit novo e seguro que atende as normas e legislações vigentes. “Estas medidas garantem a proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio da sociedade, por meio dos serviços de bombeiros prestados com excelência operacional”, afirmou.
Publicado em: 19/09/2015 00:00