Biblioteca reabre parte superior com histórias e capacitação

“Um local especialmente preparado para receber crianças e adolescentes”. Essa foi à frase usada pela Coordenadora de Cultura, Sandra Golinelli, para expressar a importância da reabertura da parte superior da Biblioteca Municipal, no último dia 6, depois de telhados, pintura e nova organização de ambiente.

 

Como mostra, crianças estiveram presentes para uma contação de histórias da atividade “Respeitar e Encantar com as Histórias”, apresentada por Carmelina de Toledo Piza. “A prática ensina a formar um elo entre nós. A criança quer entrar na história e faz com que participem mais e sejam ótimas ouvintes”, ressaltou.

 

Mateus Rodrigues Barbosa dos Santos, aluno do 1º ano da escola municipal Joaquim Norberto de Toledo, foi uma das crianças que realmente participaram da contação. “Eu gostei muito. Minha avó sempre conta histórias em casa e quero que ela venha comigo aqui para conhecer outras. Mas hoje, a que mais gostei foi a de Deus. Minha avó sempre conta sobre ele”, disse.

 

Para Carmelina, a didática transforma o ambiente chamando a atenção para o que é preciso, e a história que o aluno identificou foi uma que também chamou a atenção da contadora de histórias. “Estive na Índia durante 10 dias. Lá, em um dos momentos, uma mulher contou esta história e fiquei encantada, já que a situação que nos encontrávamos era de grande valia para este assunto. Quando ela terminou, pedi para falar com ela. Pedi autorização para levar comigo este ensinamento, e ela apenas me pediu uma coisa. Que toda vez que eu contasse a história era pra dizer que as pessoas que a ouviram são amadas por Deus”, comentou emocionada.

 

CAPACITAÇÃO – Nesta proposta de ensinar com a prática, os professores da rede pública municipal participaram do primeiro encontro do Curso de Capacitação em Arte e Educação, parceria entre a Secretaria de Educação e Coordenadoria de Cultura. O workshop foi ministrado pela própria Carmelina que garantiu “que a importância do professor para passar a metodologia dentro de sala de aula de uma forma eficaz faz da criança um observador e ouvinte, melhorando seu aprendizado”.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.