Avião agrícola e 2 helicópteros são usados no combate às chamas; tenente diz que situação está sob controle

O combate ao fogo que desde sexta-feira atinge a serra de São Pedro ganhou reforço extra neste domingo,13, com o uso de dois helicópteros Águia da Polícia Militar e de um avião agrícola providenciado pela Prefeitura de São Pedro com o objetivo de eliminar os principais focos do fogo que atinge áreas de difícil acesso.

Até as 18h de domingo, o avião, do tipo piper agrícola já havia feito 8 lançamentos. Em cada lançamento a aeronave dispensa meia tonelada de água. “A ação da aeronave equivale ao trabalho realizado por diversos homens no combate em solo”, explicou o tenente André Risso Bovolan, comandante da operação que reuniu bombeiros de Piracicaba e São Pedro. “A situação no momento está sob controle”, disse o tenente por volta das 18h. Ele agradeceu todo o apoio da Prefeitura de São Pedro na logística para o combate às chamas. “Foi uma condição essencial para o sucesso da operação”.

O secretário de Governo Pedro Aguiar que acompanhou toda a mobilização no combate às chamas, também agradeceu todo o empenho das equipes do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura. “A operação foi bem- sucedida graças à colaboração de todos”, destacou.

Estimativas do tenente Bovolan indicam que uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados foi atingida pelas chamas.

Desde sexta-feira o Corpo de Bombeiros, com apoio da Brigada de incêndio do município, guardas-civis e funcionários da Secretaria de Obras, além de maquinários como caminhão-pipa e pá-carregadeira também trabalham para conter as chamas. A operação também contou com o auxílio de um caminhão-pipa de Charqueada.

No domingo, como o fogo se espalhou para lugares mais próximos do pé da serra, foi possível usar abafadores e água. Segundo o Corpo de Bombeiros os focos principais estão localizados ao sul e sudoeste.

O clima seco e quente, os ventos e os focos principais em locais muito íngremes dificultam o trabalho das equipes. Levantamento da Defesa Civil do Estado indica que nos últimos dias foram registrados aproximadamente 150 focos de incêndio em São Paulo.

Publicado em: 13/09/2020 18:28

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.