Atividades presenciais nas escolas da rede municipal começam no dia 23

Com pesquisa de intenção de retorno, ensino híbrido e testagem em massa de profissionais da rede, a Secretaria Municipal de Educação está preparada para a retomada das atividades presenciais na próxima terça-feira, 23.  A retomada será do Pré I ao 9° ano do Fundamental, com 35% da capacidade da escola, horário reduzido e segue as medidas do Plano São Paulo, do governo estadual. “Segurança é a palavra chave” definiu a secretária municipal de Educação, Samanta Almozara Bontorim. 

O primeiro passo para volta às aulas presenciais foi a pesquisa realizada com os pais de alunos, que ocorreu de 25 a 27 de janeiro, sobre a intenção de levar os filhos para a escola neste 1° bimestre. A partir dos dados coletados foi feito planejamento para alocar os alunos com a ocupação máxima de 35% da capacidade da escola.

Nas escolas com número de alunos maior que a quantidade máxima permitida foi estabelecido rodizio semanal de turmas. A pesquisa também ajudou a estruturar a hora da refeição dos estudantes, que contarão com duas porções individuais, uma na entrada e outra na saída. O transporte público para os alunos também voltará para quem tiver feito solicitação. Os alunos permanecerão na escola 3 horas por dia.

Os protocolos sanitários serão seguidos, como o uso obrigatório da máscara, e o distanciamento social. As unidades escolares já estão equipadas com álcool em gel e tapetes sanitizantes e a limpeza será redobrada. A rede também conta com um protocolo estabelecido especificamente para esse ambiente.

TESTES - Além de todas as medidas e equipamentos, o preparo para retomada se intensificou nas últimas semanas. Uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação garantiu a testagem para profissionais da rede e um dia de capacitação sobre os protocolos para os docentes.

Na quarta-feira,17, o auditório da Secretaria Municipal de Educação reuniu professores para uma capacitação sobre os protocolos contra a Covid-19. Com orientações da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Lucia Elena de Campos Siqueira, o evento abordou medidas de proteção e prevenção.

Outra medida de segurança será a testagem realizada na sexta-feira, 19. Entre professores, psicopedagogas, agentes cuidadores que tem contato direto com os estudantes e motoristas, mais de 300 profissionais foram testados. Os testes aconteceram na quadra da Emeb “Professor Joaquim Norberto de Toledo”, em dois períodos, manhã e tarde. A iniciativa servirá como triagem para o retorno às aulas.

“Nos organizamos para redobrar ainda mais nosso preparo. Mais do que voltar, voltar com a certeza de que fizemos o melhor. Segurança é a palavra chave para essa retomada”, destacou a secretária de Educação. 

Samanta informou também que toda a mobilização foi feita pensando nos alunos. “O oferecimento de uma educação de excelência não poderia ser algo deixado de lado, pois um dos papeis da educação pública é garantir uma maior equidade social”.   .

Para os pais que optaram por continuar com os filhos em casa, as atividades continuam sendo disponibilizadas na nova plataforma de Secretaria de Educação, smesaopedro.com.

Publicado em: 19/02/2021 15:45

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.