Arrastões recolheram sete toneladas de entulho em 18 bairros

Nos cinco arrastões realizados pela Prefeitura de São Pedro para combater a dengue foram recolhidos, em 18 bairros, 7 toneladas de materiais que poderiam se transformar em criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e também da chikungunya e zika vírus.

As equipes da Vigilância Epidemiológica encontraram larvas em algumas residências, além de identificar grande quantidade de lixo e entulho descartados de maneira irregular em terrenos e áreas verdes, de acordo com Matheus de Melo Murbach, do Controle de Endemias

“Nós vamos continuar realizando atividades de rotina, com vistorias e orientações nas residências e, em caso de suspeita de dengue, fazendo bloqueio, mas é fundamental que cada morador adote hábitos para evitar a proliferação do mosquito”, destaca Murbach.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Gislene Nicolau, lembra que os moradores devem fazer limpeza periódica e  manutenção constante em caixas d’água e em calhas, que neste período de chuvas costumam acumular água e podem se transformar em criadouros.

CAMPANHA – A nova campanha do Ministério da Saúde de conscientização contra a dengue chama a atenção para importância da limpeza e eliminação dos focos do mosquito. “Sábado da faxina. Não dê folga para o mosquito da dengue”, apresenta a campanha com o alerta: “Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer”, reforçando que o mesmo mosquito também transmite os vírus chikungunya e Zika.

A campanha destaca a informação que para se desenvolver completamente, o mosquito da dengue passa por um período de incubação que dura em média 5 dias e sugere ações para impedir este ciclo. “Chame seus amigos e vizinhos e elimine espaços que possam acumular água em casa. E se não der para fazer as ações de prevenção no sábado, escolha um dia da semana para fazer sempre”, recomenda o material desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Em 2015, foram registrados em São Pedro, até o dia 7 de dezembro, 387 casos da doença. O principal objetivo das ações preventivas é evitar novas incidências, especialmente no Verão, quando o número de casos costuma aumentar.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.