Apresentação da Tráfego Aéreo dá início à programação de aniversário de São Pedro

Várias solenidades serão realizadas ao longo do mês

A comemoração dos 138 anos de emancipação política de São Pedro, no dia 22 de fevereiro, será marcada por ampla programação durante todo o mês. A Prefeitura preparou uma série de atividades, envolvendo todos os setores da Administração, com o objetivo de oferecer à população e seus visitantes momentos que celebrem a história da cidade.

A primeira atração será a Banda Tráfego Aéreo, que se apresenta no Coreto da Praça Gustavo Teixeira na noite deste sábado, dia 9, no coreto da Praça Gustavo Teixeira, a partir das 21h.

A primeira comemoração solene é a Sessão especial que acontece na Câmara Municipal no dia 20, quando completam-se 136 anos da primeira sessão camarária de nossa cidade, com homenagens a todos os presidentes que passaram pela Casa de Leis ao longo dos anos. Pela primeira vez a data, que marca a efetiva emancipação política e administrativa da cidade, fará parte das comemorações. “Em 11 de fevereiro de 1883 os jornais relatavam a grande festa que aconteceu em nossa cidade quando o Coronel Veríssimo Prado tomou posse como primeiro presidente desta Casa. Pretendemos, com esta Sessão especial, honrar todos os políticos que ocuparam a cadeira de Presidente, representando a soberania do povo são-pedrense. Nascido e criado em meio à política, tenho muito orgulho do cargo que ocupo hoje e dos homens honrados que me antecederam”, diz Cássio Capellari, atual presidente da Câmara Municipal.

Antes, no dia 14, a Educação são-pedrense também comemora. Representando todas as ampliações e melhorias que foram feitas nas unidades de ensino, será realizada a solenidade de entrega da ampliação da Emeb “Professor Abdala Rahal Farhat Neto”. A cerimônia acontece a partir das 19h e contará com apresentações dos alunos e com a presença de representantes de todas as unidades escolares. “Toda a cidade merece comemorar essa data, mas a Educação, de maneira especial, tem muito a festejar: ao longo dos últimos anos ampliamos e reformamos quase todas as unidades escolares, construímos duas novas unidades, subimos todos os nossos índices de qualidade, atingindo níveis acima da meta em todas as faixas. E até 2020 concluiremos todas as reformas e ampliações das escolas, bem como a construção de um Complexo Educacional no Residencial São Francisco, composto de uma creche-escola, uma unidade para ensino fundamental e quadra poliesportiva coberta, além da ampliação da EMEB “Professor Joaquim Norberto de Toledo”, que, então, passará a receber alunos até o nono ano de toda a área central da cidade”, destacou a secretária de Educação, Cleia Rivero.

Outra programação do dia 20, às14h, no Cine Teatro São Pedro, é o lançamento do Plano de Marketing da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. Na ocasião, será apresentado o resultado de todo o trabalho de pesquisa e planejamento realizado pela secretaria nos últimos anos, dando pontapé inicial para a fase final, que envolve a promoção comercial da Estância como Destino Turístico nos meios de comunicação. “São seis anos de trabalho coroados nesta data. Fizemos os investimentos necessários em infraestrutura, ouvimos o trade e implantamos o Plano Diretor de Turismo, trabalhamos para atingir as metas da Agenda 2025 e agora entregamos a fase final deste esforço, um projeto conjunto da Prefeitura de São Pedro com os excelentes profissionais da Sinapse Mídia, que nos levará à consolidação como um dos principais destinos turísticos do interior paulista”, declara Clarissa Quiararia, secretária de Turismo, Cultura Esportes e Lazer.

PROGRAMAÇÃO VARIADA - Acontecerá na Praça Gustavo Teixeira a programação do final de semana prolongado pelo feriado do Aniversário. A equipe de recreadores da KiDimais e os instrutores do Eco Park Comando Aventura trazem atividades para crianças de todas as idades com brinquedos infláveis, recreação, parede de escalada, rapel, arco e flecha, airsoft e slackline.

A programação musical tem ritmos para todos os gostos: a cantora Aninha Barros, de Piracicaba, traz seu show Samba D’Aninha para o Coreto no dia 21, a partir das 21h; dia 22 a programação começa às 9h com a solenidade do Aniversário ao som da Corporação Musical União Charqueadense e segue com a dupla Gustavo Marmo e Rodrigo Alves, às 13h; a banda Novoriz será responsável pelo Happy Hour, assumindo o Coreto às 17h; às 21h, Ana Rosa e os músicos da banda Ária chegam para fechar o aniversário em grande estilo; dia 23 tem João e Gisele na Feira do Produtor, a partir das 9h, e a banda Rock’n Roads no Coreto a partir das 21h; dia 24 os músicos do grupo Naquele Tempo abrem o domingo com uma apresentação às 10h30 na Feira de Artes e Artesanato; Nathy Gregolin vem com seu trio a partir das 12h para o Coreto e passa o bastão para os meninos do grupo Sambalanço, que fecham as comemorações a partir das 15h.

FESTIVAL DO JARACATIÁ – O já tradicional Festival do Jaracatiá será realizado no domingo, dia 24, a partir das 10h, na praça Gustavo Teixeira, com comercialização de vários produtos feitos a partir do fruto, como amanteigados e compotas.

A Acisp – Associação Comercial e Industrial de São Pedro – também preparou uma surpresa para o aniversário da cidade: será lançado, neste mês de fevereiro, o livro ACISP – 40 anos. Quatro décadas de lutas e grandes conquistas. O livro traz momentos marcantes da história da associação, que se confundem com a própria história do desenvolvimento da Estância Turística de São Pedro.

Mas o maior presente, mesmo, quem recebe são os moradores dos bairros Nova São Dimas I e II. No dia 22, às 14h30, na quadra da EMEB “Guido Dante”, serão entregues as matrículas dos imóveis, já registradas em Cartório, aos moradores do Nova São Dimas I e serão anunciadas as medidas de urbanização que acontecerão nos dois bairros. São melhorias como asfaltamento de ruas, iluminação pública, construção de galerias pluviais, redes de água, esgoto e energia elétrica. Essa ação é resultado de um trabalho conjunto entre as secretarias de Obras, Governo, Saúde e Assistência Social, Saaesp e a CPFL Paulista, visando regularizar a situação dos bairros e oferecer qualidade de vida à população. “Nosso povo merece viver de maneira digna, merece ter segurança e qualidade de vida. Ao longo dos últimos anos nos esforçamos de maneira especial para resolver os problemas destas comunidades; foram demandas jurídicas difíceis, planejamentos sociais e urbanos complexos, mas o esforço valeu a pena: agora estas pessoas passam a ser proprietárias de seus imóveis, e estes imóveis terão toda a infraestrutura necessária em seu entorno. Certamente, uma conquista que marca positivamente a história de nossa cidade”, destaca o prefeito Helinho Zanatta.

 

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.