Alunos do Maria de Fátima do Amaral visitam a Prefeitura
Aproximadamente 80 alunos da Escola Maria de Fátima do Amaral visitaram o gabinete do prefeito Helinho Zanatta nesta quarta-feira, dia 30. As visitas, realizadas em dois períodos, de manhã e à tarde, fazem parte do projeto “São Pedro de múltiplos olhares”, que será trabalhado ao longo de quatro bimestres com os alunos em abordagens que envolvem aspectos históricos, a formação da cidade, os papéis de cada poder, questões relacionadas à saúde, segurança. Agricultura e economia.
Na primeira visita do projeto, os alunos de 1º ao 7º ano foram à Câmara Municipal e à Prefeitura. “Estes alunos estão representando toda a escola e depois vão repassar aos colegas de classe todo que foi abordado”, disse a diretora da Escola, Neusa Conceição Domingues.
Entre as questões elaboradas pelos estudantes está a do aluno Vitor, do 5º ano, que perguntou sobre o lado bom de ser prefeito. “Poder ajudar as pessoas que precisam é uma das coisas boas” disse o prefeito, que, de forma didática explicou aos alunos o funcionamento da Prefeitura.
Os alunos, que de manhã estavam acompanhados pelo professor Ivan Teixeira, que também é vereador, perguntaram sobre visão do prefeito a respeito do futuro de São Pedro, planos para educação, saúde, opinião sobre a situação política do Brasil, se ele pensava em ser prefeito quando tinha a idade dos alunos, tecnologia e meio ambiente.
Ao falar sobre o futuro, o prefeito destacou que acredita em tempos promissores. “O futuro está na mão de vocês. Acredito no futuro porque acredito em vocês. São Pedro é uma cidade muito bonita, tem muito para crescer e desenvolver benefícios para a comunidade”. Ele também aconselhou os alunos a não perderem a oportunidade de semear bons frutos e contribuir para que a cidade fique cada vez melhor.
Sobre os planos para a educação, citou a busca constante por melhorias na qualidade de ensino, como capacitação dos professores, uso de tecnologia nas escolas, tempo integral com oficinas variadas, além de reformas e construções de escolas, como as duas em andamento nos bairros Recanto e Bela São Pedro.
Na saúde, o prefeito também explicou aos estudantes que as ações dependem não apenas de providências adotadas pelo município, mas também pelo Estado e União. “Desenvolvemos muitas ações para melhorar a saúde, como a construção de novas UBSs nos bairros Dorothea e Bela São Pedro”, contou aos alunos.
Os alunos que participaram da visita no período da tarde perguntaram sobre as dificuldades para administrar São Pedro, os requisitos para ser prefeito, o lado bom de ser prefeito, a importância do planejamento e pontos positivos da administração.
O prefeito explicou que as principais dificuldades estão em atender a grande demanda por serviços públicos. “Tem muita coisa para fazer, mas é preciso encarar os desafios”. Ao falar sobre os requisitos necessários para ser chefe do Executivo, o prefeito citou a sensibilidade social, conhecimento em gestão e em política e ao comentar o lado bom da função, disse que o melhor de tudo é poder ajudar as pessoas.
Como ponto positivo de sua gestão, citou a elaboração da Agenda 25, documento que levantou diagnósticos da cidade e sugestões para resolver questões a curto, médio e longo prazo. O documento é resultado de ampla discussão com diversos setores da sociedade que reuniram-se ao longo de 2013 para levantar dados, informações e discutir caminhos para soluções.
COMEMORAÇÃO – A aluna Marcelly Eduarda Diniz dos Santos, que completou 13 anos no dia da visita, ganhou celebração especial dos colegas que comemoraram com o tradicional “Parabéns a você”.