Alunos do Ensino Fundamental de São Pedro desenvolvem atividades pedagógicas à distância durante a pandemia

A pandemia de Covid-19, de alcance global, impôs às redes federais, estaduais e municipais o desenvolvimento de estratégias de ensino à distância de abrangência e duração nunca antes experimentadas. Suspensas desde o final de março de 2020, as aulas presenciais passaram foram substituídas por uma combinação de atividades preparadas pelos professores de cada turma associadas às aulas do Centro de Mídias do Estado de São Paulo.

“Desde o dia 23 de março, quando a suspensão das aulas começou, nosso alunos têm recebido, quinzenalmente, atividades que contemplam o Currículo Municipal”, destaca a secretária municipal de Educação, Cléia Maria da Luz Rivero.

A secretária informa também que o planejamento das estratégias adotadas previu o cuidado em estudar as características e necessidades do público de cada escola. O acesso dos alunos às atividades pode ser feito por meio de sites, grupos de Whatsapp, Facebook ou impressão viabilizada pela escola. As aulas do Centro de Mídias podem ser acompanhadas pela TV Cultura e TV Univesp ou pelo Youtube. Também estão disponíveis gravações para aqueles que queiram assistir novamente às aulas.

Outra medida adotada pela Secretaria da Educação é que os professores ficam à disposição de segunda a sexta-feira, em horário previamente acordado, para orientar os alunos e tirar dúvidas. “Esse atendimento mais próximo ao aluno é fundamental para que tenham apoio durante o desenvolvimento das atividades, além de ser um meio de manter o vínculo do aluno com a escola”, aponta a secretária.

“Sabemos que o processo tem sido desafiador e por vezes exaustivo para as equipes escolares e também para os pais e responsáveis, pois a cada nova dificuldade imposta por esta pandemia, temos que nos reinventar, aprender, fazer o melhor para nossos alunos. Nunca sabemos o que nos espera na próxima etapa. Nós, que somos adultos, devemos conduzir este processo com resiliência e sabedoria, pois nosso exemplo será tomado por essas crianças como um grande aprendizado para enfrentarem os desafios ao longo de suas vidas”, complementa Cleia.

Para apoiar as atividades à distância, foi fornecido um kit de materiais pedagógicos para os alunos do primeiro ao nono anos, além da distribuição periódica de kits de alimentos.

Conforme as orientações dos órgãos superiores, novas estratégias são adotadas para a adequação da rede a todas as normas exigidas. Para isto, além das coordenadoras pedagógicas das Unidades Escolares, a Secretaria de Educação conta com a dedicação das coordenadoras gerais do Ensino Fundamental, Sandra Baltieri e Fabiana Alves, que colaboram e orientam coordenadores e professores.

Para o retorno das atividades presenciais, previsto para 8 de setembro, foram criadas Comissões de estudo e apoio em cada unidade escolar e também na Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é estudar essas orientações e adequá-las à realidade do município, sempre com foco na saúde e o bem estar do aluno e sua família. Essas comissões têm participação da equipe gestora da escola, professores, Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres.

COMUNICAÇÃO ABERTA - Os pais ou responsáveis podem solicitar assistência, tirar dúvidas ou receber orientações por meio dos canais previamente acordados pela gestão da escola que o aluno frequenta, além do plantão, na unidade escolar, todas as semanas às quartas-feiras.

INTERAÇÃO – Os grupos de WhatsApp criados entre a família de alunos e os professores como um canal de comunicação com os pais transformaram-se também em um importante meio para receber manifestações espontâneas dos alunos e suas famílias, que encaminham fotos ou vídeos com os alunos fazendo as atividades.

Autoria: Prefeitura de São Pedro

Publicado em: 10/07/2020 11:21

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.