Alunos da rede municipal de São Pedro recebem 155 medalhas na Olimpíada de Astronomia

Alunos da rede municipal de ensino de São Pedro que participaram da 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ganharam 155 medalhas – 18 de ouro, 40 de prata e 97 de bronze.

Organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira, a OBA é realizada principalmente com recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

Participaram da Olimpíada este ano 744.107 alunos de 7.895 escolas de todo o país. Em São Pedro, as provas foram feitas por alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental de todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal. Alunos da rede privada também participaram.

O principal objetivo da OBA é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins,  além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa ao mobilizar em um mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas.

Os estudantes responderam a sete perguntas sobre Astronomia e três de Astronáutica em uma prova realizada na própria escola.  Os questionamentos foram divididos em níveis. Do nível 1 participaram alunos do 1º ao 3º ano; do nível 2, do 4º e 5º ano, do 3 do 6º ao 9º ano e do 4, todos os alunos do ensino médio. As medalhas são distribuídas de acordo com a nota obtida pelos alunos, que também recebem certificado de participação.

A coordenadora geral do ensino fundamental da rede municipal de ensino, Sandra Vasconcellos Baltieri, conta que a atividade é uma motivação extra. “Os alunos gostam bastante e trabalham temas que fazem parte do currículo”, destaca, relatando também que atividades como montagem de foguetes e elaboração da maquete do sistema solar costumam despertar bastante interesse dos estudantes.

As cerimônias de entrega das medalhas e dos certificados de participação aos alunos e professores serão realizadas nas escolas.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.