Agita Mundo destaca importância da prática da atividade física

‘Vida ativa! Vida longa’ foi o tema do evento realizado no espaço da Feira do Produtor

Estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino, alunos das atividades da Coordenadoria de Esportes e de Lazer e de academias da cidade, além de outros interessados na prática da atividade física participaram na manhã desta sexta-feira do “Agita Mundo – Dia Mundial da Atividade Física”, evento realizado pela Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social e a Coordenadoria de Esportes e Lazer de São Pedro  com o tema “Vida ativa! Vida longa”.

O principal objetivo da atividade é estimular e divulgar os benefícios da atividade física. Foram realizadas aulas abertas, aferição de pressão e glicemia.

Participaram alunos da Etec Gustavo Teixeira, das escolas estaduais Vicente Luiz Grosso e Aroldo Donizeti Leite, das Emebs Maria de Fátima do Amaral e Abdala Rahal Farhat Neto, da escola Convívio, das Academias Top Trainning e Giliarde Lima, agentes comunitários de saúde e outros servidores da Saúde.

MENTE SÃ, CORPO SÃO – Gabrielle de Lima Bueno e Danielly Salvador, ambas de 16 anos, alunas do segundo ano do ensino médio da escola Aroldo Donizetti, praticam atividade física e acreditam que eventos como esse são benéficos. “Deveria até acontecer mais. Fazer atividade é uma ótima maneira de manter o físico e a mente”, disse Gabrielle. Para Danielly, a atividade física é também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades, por isso ela recomenda. “É também uma ótima maneira de cuidar da saúde”, recomenda.

Márcia de Oliveira, interlocutora do Programa Agita São Paulo em São Pedro, agradeceu a participação de todos os departamentos envolvidos na realização do evento.

A ação integra o programa Agita São Paulo, criado em 1996 para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo ao promover o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.

Hoje, mais de 400 instituições governamentais, não-governamentais, estaduais, e do setor privado trabalham estabelecendo as metas, populações alvo, estratégias, ações e resultados desejados.

A mensagem central do Agita São Paulo é a recomendação de que todo cidadão deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia em pelo menos 3 dias da semana (se possível todos), de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada.

Segundo estudo realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Universidade de Harvard e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul , 51 mil mortes por ano poderiam ser evitadas se a população realizasse alguma atividade física, tanto no tempo de lazer, em casa, no transporte ou no trabalho.  Os técnicos do programa consideram atividade física qualquer movimento que aumente o gasto de energia como limpar a casa, cuidar do jardim, passear com o cachorro, praticar esportes etc.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.