Agentes comunitários de saúde começam treinamento

Teve início nesta segunda-feira, 4, o treinamento para os agentes comunitários de saúde aprovados no processo seletivo realizado pela Prefeitura de São Pedro.  Com foco na atenção primária à saúde e em diretrizes técnicas para o trabalho, a qualificação será realizada em 3 dias e em seguida, na quinta-feira, tem início a ação dos agentes em campo, com visitas casa a casa na área de atuação de cada um dos 56 contratados.

O prefeito Thiago Silva acompanhou o início do treinamento. “Vocês contribuem muito com o atendimento humanizado. São, muitas vezes, o primeiro contato do morador com a unidade de saúde e por isso o trabalho de vocês é tão importante”, disse aos agentes.
O secretário de saúde Leandro Sanches e Gislene Nicolau, que dá suporte técnico para os setores de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, também participaram do treinamento.

A principal função do agente comunitário de saúde é reforçar a atenção básica na rede municipal de saúde. Como definiu o secretário de Saúde, “os agentes comunitários de saúde são os olhos e ouvidos da Equipe de Saúde da Família. A principal função deles é criar o vínculo entre os usuários e a unidade de saúde e isso ajuda a entender e a atender às necessidades de cada local”. 

O trabalho dos agentes terá reforço da tecnologia. Eles vão usar tablets para cadastrar todos os usuários.  Na rotina de trabalho, os agentes verificam as condições de saúde, acompanham pessoas diagnosticadas com doenças crônicas, acamados ou com algum tipo de deficiência. Pacientes com maior vulnerabilidade social também recebem atenção especial da Equipe de Saúde da Família. 

Os dados levantados pela equipe são usados para planejamento de ações voltadas para o público atendido. São também os agentes que podem acionar as visitas domiciliares de médicos, especialmente para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção que precisam de tratamentos específicos.

MAIS COBERTURA – O trabalho dos 56 agentes vai aumentar a cobertura nas unidades de saúde. Na UBS do São Dimas, por exemplo, o número de agentes  aumentou 80%, passando de 10 para 18 agentes. Na UBS Nova São Pedro, o crescimento é de 200%, com a contratação de 6 agentes, mesmo número de agentes contratados para as unidades de saúde nos bairros Dorothea, Alpes, Bela São Pedro e São Francisco. As unidades Santo Antonio e Primavera, que estavam sem agentes de saúde, vão passar a contar com 4.

Publicado em: 04/07/2022 17:59

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.