Administração Thiago Silva completa 100 dias

 “Começo todos os meus dias com orações, pedidos de sabedoria e proteção para as decisões que  tomo como administrador público. Não há decisão fácil. São medidas que influenciam a vida das pessoas e por isso precisam ser sábias e concretas” A declaração do prefeito Thiago Silva ajuda a definir o “clima” destes primeiros 100 dias de governo, completados neste sábado, dia 10 Se todo começo de governo tem o período de ajuste necessário, este tem o complemento da pior fase da pandemia do coronavírus.

“Com todas as dificuldades, conseguimos avançar. Muito foi feito para amenizar os impactos desta nova onda de Covid e também em outras áreas, mas sempre com o foco principal na saúde e na proteção da população”, disse o prefeito.

Para Thiago, o momento difícil exige enfrentamento. “ Estamos aqui para fazer o melhor e vamos fazer”, afirmou, destacando a seguir o grande volume de investimento destinado à saúde para “proteger a vida de cada cidadão”.

“Foram investimentos na aquisição de medicamentos, insumos, oxigênio e também em outras áreas, como  aquisição de veículos e maquinários. Há também preocupação com a economia, desde o pequeno empresário, até o de médio e grande porte e autônomos. Todos estão no foco. ”

Na Saúde, outros destaques envolvem a desinfecção das ruas com quaternário de amônia, aumento dos leitos de UTI, compra de um tanque de oxigênio.” Todas as ações são norteadas pela ciência, pesquisa e medicina”, ressalta o prefeito.

Na infraestrutura, destaque para a pavimentação asfática, guias, sarjetas e passeio público nos bairros Vertentes das Águas e Floresta Escura; revitalização do Ginásio do Bordadão; construção de rede de águas pluviais na serra do Querosene, implantação de semáforos, recuperação das estradas vicinais, Operação Tapa Buraco, implantação de ciclofaixa na avenida Nova Imigrantes, implantação de iluminação pública em diversos bairros, como o Nova São Dimas II, entre outros.

Na Educação, o compromisso é buscar a excelência no aprendizado e ensino. Com os desafios da pandemia, ganharam força ações ligadas à inovação, responsabilidade e zelo. Foram executadas mudanças físicas, como as reformas em algumas escolas e de gestão, com foco na interação digital. Foi lançado um site para facilitar a disponibilização de conteúdos para pais e alunos e realizados projetos específicos como o Bem me quero, voltado a alunos do ensino fundamental II e com participação do setor de psicologia da rede municipal de ensino.

Para alunos sem acesso à internet , as escolas oferecem as atividades impressas e  nestes 100 dias foram feitas três entregas dos kits alimentares a todos os alunos da rede municipal de ensino. Na última entrega, os alimentos não perecíveis ganharam o reforço de iogurte produzido na Cooperativa de produtores de leite localizado no alto da serra.

Em tempos difíceis como o da pandemia, marcado por dados alarmantes e perdas em muitas famílias, arte e cultura ganham ainda mais importância no suporte às ações do cotidiano tão alterado no último ano.

Na área de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, os destaques são as mudanças físicas como as realizadas na Biblioteca Municipal, que ganhou sala de pesquisa com computadores e acesso a internet para estudantes, leitores e usuários do sistema, software para implantação de pesquisa virtual para os leitores; aquisição de 100 novos títulos escolhidos pelos leitores, criação do sistema delivery de livros e criação de espaço externo com jardim e redário para realização de leitura ao ar livre, contação de histórias, luau e sarau literário  

A possibilidade de participação dos cidadãos nos processos de escolha destas áreas também é destaque. Na Cultura, foi realizada pesquisa de demanda para definir os cursos, oficinas e workshops que serão realizados pelo setor.  Os projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc estão  programados para ocorrer on line até outubro e também foi realizada parceria com a Poiesis, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com oferta de cursos gratuitos em diferentes áreas.

No Turismo, as obras físicas incluem mudanças no PIT (Posto de Informações Turísticas) e manutenções na praça Gustavo Teixeira e no Parque do Cristo.

Teve início também o São Pedro Live Show, projeto que traz apresentações artísticas por meio de shows musicais em lives para resgatar as músicas ao vivo realizadas em diversos pontos turísticos da cidade.

No Social, destaque para as atividades como as campanhas solidárias que garantiram a arrecadação de aproximadamente 1.800 itens que serão distribuídos à população vulnerável.

SANEAMENTO – Na área de saneamento, o destaque é para a continuidade das obras de troca de rede de água  e da ETE do Horto, elaboração dos projetos executivos do sistema de captação do Araquá e adutora de água bruta até a ETA 1; levantamento de dados ambientais da bacia do ribeirão Samambaia com o objetivo de estabelecer medidas de proteção e recuperação das nascentes desta bacia tão importante.

Todas as ações realizadas são fruto da estrutura organizada de São Pedro, que está pronta para avançar ainda mais.

Publicado em: 10/04/2021 08:58

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.