Abertura da Semana do Meio Ambiente tem apresentação de mascote e embaixadores

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira a Abertura da Semana do Meio Ambiente, evento que marca a realização de várias atividades voltadas ao tema nas escolas municipais. No evento também foi apresentado o mascote do Meio Ambiente, criado para difundir o Programa de Educação Ambiental implantado há um ano pela Prefeitura de São Pedro e dois embaixadores que vão ajudar a divulgar as atividades relacionadas ao tema.

Para a escolha do mascote foi promovido um concurso interno pela Secretaria Municipal de Educação com alunos do pré I ao 9º ano . Os desenhos selecionados previamente pelas unidades escolares passaram  por avaliação de uma comissão que avaliou critérios como adequação à proposta do projeto, valorização do trabalho artístico da criança e nome escolhido para o mascote.

“Catarina”, uma formiga criada pela aluna Gabriela Gasparetto Zanela, do 6º ano C, da Emeb Gustavo Teixeira , foi o mascote escolhido.   “A proposta do mascote foi apresentada logo após  a  abordagem do tema destino do lixo em sala de aula e a Gabriela fez a mascote com a ideia do ‘trabalho de formiguinha’ que todos temos de fazer pelo Meio Ambiente”, disse a professora Juliana Palu.

O vice-prefeito e presidente do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) Thiago Silva, agradeceu o empenho da Câmara nas ações relacionadas ao tema e todo o trabalho feito pela Secretaria de Educação para estimular nas crianças os cuidados necessários para preservar o Meio Ambiente.  “ Desde quando foi implantado o Plano de Educação Ambiental, muitas ações foram realizadas, como o plantio de árvores para preservar as nascentes  e uma das ações mais importantes, as obras da Estação de Tratamento de Esgoto, que em breve estarão concluídas”, destacou.

O vereador  Du Sorocaba, que falou em nome da Câmara, também destacou o fruto do trabalho das  escolas. “É um compromisso com a sustentabilidade que as escolas  trabalham e paralelamente estamos desenvolvendo assuntos importantes como a coleta seletiva”, afirmou. Os vereadores Branco e Robinho também acompanharam o evento.

A supervisora Maria Aparecida Fracasse de Barros, que representou a secretária de Educação Cleia Rivero, exaltou o trabalho desenvolvido constantemente pelos professores. “É uma lição grandiosa que os professores passam aos alunos”, destacou.

EMBAIXADORES -  Foram indicados embaixadores os alunos Tiago de Oliveira Duarte, da Emeb Gustavo Teixeira e Caio de Campos Neris, da Emeb Ricarda de Paiva Lima Berzin.”A responsabilidade é grande e achei bem interessante, disse Tiago.

Como parte das atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente, os estudantes de toda a rede municipal desenvolvem ações como caminhada ecológica, horta suspensa, coleta seletiva de lixo, passeios para observar o Meio Ambiente, análise de consumo de água, confecção de brinquedos com sucata,  passeio ao Parque Maria Angélica, confecção de papel reciclável, plantio de sementes e outras atividades.

O evento desta segunda-feira, realizado na ADRS, foi acompanhado por alunos das escolas Abdala Rahal Farhat Neto, Benedito Modesto de Paula, Antonio Silva Benevides, Benedito Modesto de Paula, Celso Silveira Mello, Guido Dante, Gustavo Teixeira, Joaquim Norberto de Toledo, Maria de Fátima do Amaral, Ondina Mendes Parreira, Ricarda de Paiva Lima Berzin, Adriana Daniel e Juciê Roberto Siqueira.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.