"A importância dos estímulos na primeira infância" foi tema de palestra

A importância de estímulos na primeira infância, a mudança de comportamento de crianças de diferentes épocas devido a alterações no meio, especialmente a tecnologia, consequências na personalidade e os desafios que essas mudanças implicam nos educadores foram alguns dos temas apresentados pelo psicólogo Guilherme Davoli em palestra realizada na quinta-feira, dia 17, na Câmara Municipal de São Pedro. A atividade, realizada pela Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) com patrocínio da Editora Moderna, foi para intensificar a formação continuada dos dirigentes municipais e demais gestores das unidades escolares dos municípios com foco na implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Currículo Paulista.

O Polo 33 da Undime, representado pela secretária municipal de Educação, Cléia Rivero e composto por 11 municípios, estendeu o convite a outros municípios que se interessaram e participaram desta formação, totalizando 90 pessoas.

O psicólogo abordou também a falta de estímulos à coragem, isolamento e temas como falta de interação e comunicação. Destacou ainda como os novos meios, principalmente tecnológicos intensificam esse processo. Em resumo, os apontamentos feitos pelo palestrante mostraram que precisa haver uma nova abordagem educacional na primeira infância, pois existe um novo “modelo” de criança.

Outro destaque feito por Davoli é que muitas das consequências observadas nos adultos de hoje, como ansiedade e depressão, são derivadas da falta de estímulos nesse primeiro período da infância. Para ele, não basta educar no sentindo mais acadêmico da palavra, mas também em um sentido mais amplo, é preciso estimular as ideias, a coragem, a interação e comunicação com o próximo e isso irá refletir em um adulto capaz de enfrentar os desafios dos problemas contemporâneos.

   

   

 

 

 

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.