7º Mutirão de Catarata acontece neste sábado

DSC_9692

A Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, realiza no sábado, dia 27, o 7º Mutirão de Cirurgia de Catarata. A cirurgia será feita em 20 pacientes na Santa Casa de São Pedro. Desde 2013, foram realizadas em São Pedro 199 cirurgias deste tipo.

Para fazer a triagem, explica o médico Rafael Camargo, responsável pelas cirurgias, são considerados fatores como idade, condições de saúde e resolutividade.

Os pacientes que vão ser operados recebem orientações e os colírios usados no pré-operatório. Após a cirurgia, eles também recebem os medicamentos e  orientações. A lente implantada em todos os pacientes é outro item das cirurgias, todas bancadas pelo SUS. Muitos dos que vão ser operados neste sábado já fizeram o procedimento em outro olho no final do ano passado.

CATARATA – A catarata é um tipo de lesão ocular que pode prejudicar bastante a visão, porque o cristalino, que deveria ser bem permeável à passagem da luz, torna-se opaco. Como consequência, os raios luminosos não chegam à retina onde estão os receptores fotossensíveis. A catarata tem tratamento e as pessoas diagnosticadas com este tipo de lesão podem voltar a enxergar.

A cirurgia de catarata é considerada uma operação simples. O cirurgião remove o cristalino natural turvo do olho e o substitui por uma lente intraocular artificial (LIO). Todo o procedimento, em geral, é feito externamente e dura de 15 a 30 minutos. Os pacientes podem sentir de pouca a nenhuma dor e, normalmente, podem retomar suas atividades normais no dia seguinte. A cirurgia de catarata é considerada um dos procedimentos médicos mais seguros e eficazes que existem.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.