70,4% dos alunos aprovados no vestibulinho da Etec são da rede municipal de ensino

Das 105 vagas ofertadas, 74 foram preenchidas por estudantes da rede municipal de ensino

A lista dos aprovados para as 105 vagas ofertadas pela Etec Gustavo Teixeira para o 1º ano do ensino médio regular, ensino médio com habilitação profissional de técnico em Administração (Novotec integrado) e para o curso de Marketing integrado ao ensino médio, tem 74 estudantes da rede municipal de ensino, o equivalente a 70,4% das aprovações. Os classificados em primeiro lugar nos três cursos são da rede municipal: Lais Murakami Alves, aprovada no ensino médio regular, concluiu o 9º ano na Emeb Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin, no bairro Theodoro de Souza Barros; Lael Francisco de Souza Vilela Biscaro, melhor classificado no Novotec integrado, foi aluno da Emeb Gustavo Teixeira, no Jardim Holliday, assim como a aluna do Marketing integrado, Laura de Oliveira Galanti, mas com um diferencial: Laura prestou como treineira, já que em 2019 concluiu o 8º ano do ensino fundamental.

Todas as escolas municipais que possuem 9º ano tiveram alunos aprovados no vestibulinho: as Emebs Iracy Bertochi, Professora Ondina Mendes Parreira, Celso Silveira Mello, Professor Abdala Rahal Farhat Neto, Professora Maria de Fátima do Amaral e Professor Benedito Modesto de Paula, além das Emebs Ricarda e Gustavo Teixeira.

PLANOS – Os melhores classificados comemoram o resultado. Lael, 15 anos, conta que estava confiante ao sair da prova. “Meu pai, que já ficou em primeiro lugar, viu a prova e disse que eu tinha ido bem. Também caiu bastante matéria que eu gosto”, disse o aluno. O resultado, define, deve ser atribuído a uma série de fatores. “Os professores são muito bons, tive bastante apoio da família e me preparei o ano todo”, conta o estudante que já foi medalhista da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. “A escola é excelente”, destaca a mãe de Lael, Cristiane Barbosa de Souza, que também falou sobre a importância do apoio da família. “Sempre procuramos fazer o melhor para os filhos”.

Com a “vantagem” de fazer a prova apenas como treino, o resultado do vestibulinho surpreendeu Laura de Oliveira Galanti, primeira colocada no curso de Marketing integrado ao ensino médio. “Não acreditei”, contou a estudante de 14 anos. Para se preparar para a prova, ela seguiu o conselho da mãe e fez duas provas de anos anteriores. O resultado foi comemorado pela família. “A gente encaminha e orienta. O resultado nos deixou bem felizes” disse a mãe de Laura, Sonia Aparecida de Oliveira.

Patrick Paiva, segundo colocado no curso de Marketing e também aluno da Emeb Gustavo Teixeira, conta que o preparo para a prova começou no início do ano. “Assisti videoaulas e tirei dúvidas com os professores”, relata o estudante que tem como matérias preferidas Matemática, Física e Química. “Como estava preparado, nos dias antes da prova pude relaxar”, conta.

O primeiro lugar de Lais Murakami Alves, estudante da Emeb Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin, não foi exatamente uma surpresa para o pai dela, Erivelto de Lima, que estimula a dedicação da filha aprovada em primeiro lugar para o ensino médio. Ele também elogiou os professores. “São maravilhosos e fazem a diferença”, afirmou. Lais recebeu a informação da primeira colocação pelas amigas. “Fiquei muito feliz”, disse. O método de estudo de Laís, aluna desde 5º ano na Emeb Ricarda, inclui complementação de informações em livros, videoaulas e tira-dúvidas com os professores. “Meu pai também sempre me ajudou bastante” conta Laís, que em 2019 participou do Concurso de Poesias Gustavo Teixeira, conquistando a segunda colocação em sua categoria.

Laís, que tem Matemática, Geografia e Biologia na lista de matérias preferidas, aconselha quem pretende prestar a prova este ano a dedicar-se desde o início do ano. “É bom também sempre rever conteúdo dos anos anteriores”, recomenda a estudante que tem planos para quando terminar o ensino médio. “Vou me esforçar bastante para conseguir cursar Medicina”, avisa. 

Aprovação é bom indicativo, diz secretária de Educação   

“Estamos muito felizes com a altíssima taxa de aprovação dos nossos alunos no vestibulinho da Etec. Isso mostra que o trabalho dos professores do Fundamental II está no caminho certo, e que os resultados serão colhidos pelos alunos. Fazemos questão de parabenizar os alunos, os professores e também os pais. Educação é trabalho que se faz em conjunto”, avalia a secretária municipal de Educação, Cleia Rivero.

A titular da Educação acrescentou que ao revisitar o percurso letivo de 2019 foi possível acompanhar diretores e coordenadores na orientação dos alunos do 9º ano preparando-os para mais uma etapa de seus estudos. “Nossos alunos da rede municipal ocuparão nos cursos da Etec os primeiros lugares fazendo jus ao compromisso com sua carreira futura”, acrescentou.

A diretora da Etec Gustavo Teixeira, Márcia Herculano da Silveira, em nome da equipe da escola, parabenizou os novos alunos e pais pelas aprovações e agradeceu a Secretaria Municipal de Educação pelo trabalho pedagógico intenso com os alunos. Ela também destacou que a meta da escola é proporcionar qualidade pública educacional para formar cidadãos críticos e profissionais capacitados.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.