6º Mutirão de Catarata acontece neste sábado

No 6º Mutirão de Cirurgia de Catarata que acontece neste sábado na Santa Casa de São Pedro, 10 pacientes serão operados após triagem realizada na Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde) na última quinta-feira. Desde 2013, foram realizadas em São Pedro 189 cirurgias deste tipo.

Para fazer a triagem, explica o médico Rafael Camargo, responsável pelas cirurgias, são considerados fatores como idade, condições de saúde e resolutividade. “Temos um caso aqui, por exemplo, de um homem de 38 anos que está com problema na visão. Depois de operado e se correr tudo bem, ele recupera a vida ativa”, destaca.

Os pacientes que vão ser operados já receberam na quinta-feira orientações e os colírios usados no pré-operatório. Após a cirurgia, eles também recebem os medicamentos e as orientações. A lente implantada em todos os pacientes é outro item das cirurgias, todas bancadas pelo SUS.

Misael Nakamura, de 76 anos, vai precisar operar os dois olhos e está animada com a cirurgia. “Nunca deu certo de operar, agora vai dar tudo certo”, disse. Marcos dos Santos, 38, há oito meses percebeu mudança significativa na vista esquerda. “Trabalho à noite e me atrapalha bastante”, disse o paciente que também será operado no sábado. Francisco Rodrigues Martins, 67,  está com dificuldades para enxergar e vê a cirurgia com grande expectativa, assim como Sonia Chicatto Rigo, 66. “Eu nunca usei óculos e de uns três meses para cá não enxergo nada de uma vista”.

Para janeiro de 2016,  a Secretaria de Saúde de São Pedro programa nova triagem para realização de outros mutirões para pacientes de São Pedro.

CATARATA – A catarata é um tipo de lesão ocular que pode prejudicar bastante a visão, porque o cristalino, que deveria ser bem permeável à passagem da luz, torna-se opaco. Como consequência, os raios luminosos não chegam à retina onde estão os receptores fotossensíveis. A catarata tem tratamento e as pessoas diagnosticadas com este tipo de lesão podem voltar a enxergar.

A cirurgia de catarata é considerada uma operação simples. O cirurgião remove o cristalino natural turvo do olho e o substitui por uma lente intraocular artificial (LIO). Todo o procedimento, em geral, é feito externamente e dura de 15 a 30 minutos. Os pacientes podem sentir de pouca a nenhuma dor e, normalmente, podem retomar suas atividades normais no dia seguinte. A cirurgia de catarata é considerada um dos procedimentos médicos mais seguros e eficazes que existem.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.