68ª Semana Gustavo Teixeira divulga vencedores dos concursos de poesias

Após intensa programação cultural, terminou na sexta-feira, 24, a 68ª Semana Gustavo Teixeira. Exposição, sarau, concurso de poesias, apresentação de música, lançamento de livros, homenagem ao poeta e roda de conversa estão entre as diversas atividades realizadas. No dia 22 foram divulgados os 16 premiados: três em cada categoria e um em votação popular, além das três escolas vencedoras do Troféu “Maria de Lourdes Teixeira” (confira a lista completa abaixo).

A abertura, no dia 15, foi  com o show “Poetizando outras artes”, com música, dança, poesia e artes visuais. No dia 16, aconteceu o show do Violões Artes Trio, online.

A exposição “Gente de Papel” foi aberta oficialmente no dia 17, com a presença da artista plástica Madalena Marques e apresentação do cantor Gustavo Marmo.

Recorde de público quando esteve no Museu de Arte Sacra de São Paulo, em 2019, com mais 8.000 visitantes, a exposição com peças que representam a paixão da artista pela arte do retrato e apresenta um amplo conjunto de figuras conhecidas do público, além de referências históricas e construtivas, fica em exposição no Museu Gustavo Teixeira até o dia 2 de novembro. “Estou muito honrada de trazer esta exposição para São Pedro. Espero que cada peça seja motivo de alegria para os olhos de quem as vê, porque arte é saúde e alegria”, disse a artista.

O Sarau Cultural, realizado no dia 18, teve autógrafos do livro “Catassol, Catavento, Cataversos...”, com poemas de Gustavo Teixeira selecionados e comentados por Edna Bissoli e ilustrados por Sérgio Esteves. A artista Mônica Estela fez a intervenção artística “Solta-palavras”, com um guarda-chuva cênico e várias histórias penduradas e a Salve! Cia de Teatro apresentou um cardápio com diferentes poemas para escolha do público. O sarau teve também a participação de um grupo de Piracicaba, entre eles o secretário de Cultura, Adolpho Queiroz

Os dias 20, 21 e 22 foram dedicados aos Concursos de Poesias Inéditas e de Declamação de Poesias Gustavianas. No dia 22, quando foram anunciados os premiados, aconteceu uma apresentação dos artistas Bete Bissoli e Gabriel Polegate. As apresentações fazem parte do show “Belos Poemas, Novas Canções”, que está disponível no canal do YouTube da Prefeitura de São Pedro.

Este ano aconteceu pela primeira vez o voto popular, onde o público de casa pode votar nos seus favoritos por meio de uma plataforma online. Outra novidade é o lançamento de uma coletânea com as poesias classificadas para a final nas categorias das Inéditas, reunidos em um livro digital.

O livro “A História de Nossa Cidade”, escrito pelas professoras Maria Aparecida Fracasse de Barros e Maria do Carmo Mendes de Andrade e Souza (in memoriam), com organização de Sandra Golinelli e ilustrações de Sérgio Esteves, teve uma noite de autógrafos no dia 23 e a para encerrar a programação da Semana Gustavo Teixeira e da Primavera de Museus, Luana Bertochi comandou uma roda de conversa sobre os contos do livro “Mulheres que correm com os lobos”.

Várias ddas atividades realizadas na Semana podem ser conferidas no canal do YouTube da Prefeitura de São Pedro.

AUDIOGUIA – Além da programação oficial, aconteceram outras atividades relacionadas ao poeta Gustavo Teixeira, como o lançamento do audioguia, uma iniciativa do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e à Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense.

O são-pedrense Ari da Silva Fonseca Filho, professor da UFF, conta que foram gerados adesivos com QR code e espalhados pelo centro. O código dá acesso, com o uso de celular, ao audioguia, elaborado e narrado por são-pedrenses como o propósito de apresentar um pouco da história e da cultura do município.

“É uma imersão em um roteiro de turismo literário baseado na vida e nas obras do poeta Gustavo Teixeira“ define Ari, responsável pela direção, pesquisa histórica, textos e narração do audioguia.

“Nesta semana pudemos proporcionar arte e cultura em diversas frentes e este é o nosso objetivo como Coordenadoria de Cultura. Agradeço a todos que se empenharam, especialmente a minha equipe, e também à confiança do prefeito Thiago Silva, para que essa programação pensada com muito carinho e cuidado, tenha ocorrido e atraído tantas pessoas. O balanço é bem positivo e inspira a buscar desafios ainda  maiores para as próximas edições deste que é um dos mais tradicionais eventos culturais de São Pedro”, disse o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira.     

 

Confira a relação completa dos premiados:

 

Poesias Inéditas

Categoria 1

1º Colocado: ERIKO ELAN DIAS RIBEIRO, com a poesia FÉRIAS

2º Colocado: ANDRÉ VICTOR PEIXOTO DA SILVA, com a poesia POEMA DA VIDA

3ª Colocada: MARIA LÚCIA MAZIERO DE ARAÚJO, com a poesia NOTAS

1º Colocado na Votação Popular: ANDRÉ VICTOR PEIXOTO DA SILVA, com POEMA DA VIDA

 

Categoria 2 

1ª Colocada: GABRIELLE SILVA MOUTINHO, poema RAMON, O GATO COMILÃO

2ª Colocada: LAÍS SCAGNOLATO, poesia FASES DA VIDA

3ª Colocada: MELISSA FRANCO SILVA, poesia LINDA SAMPA

1ª Colocada na Votação Popular: MELISSA FRANCO SILVA, poema LINDA SAMPA

 

Categoria 3 

1ª Colocada: ISABELA CORTEZ DAUDT, com o poema O QUE SOBROU DA GENTE

2ª Colocada: JÚLIA DE CAMPOS PRETO, poesia A PASSOS ÉBRIOS

3º Colocado: YAN CORREIA DE OLIVEIRA, poema EM BUSCA DE UM APLAUSO

1ª Colocada na Votação Popular: SOPHIA CAMILA DE FARIA RODRIGUES, com a poesia A CAMINHO DO CAMINHO

 

Categoria 4 

1ª Colocada: ELAINE ALCÂNTARA LAPA BOSELLI, com a poesia ANSIEDADE BIPOLAR

2ª Colocada: MARIA GILDENICE COSTA HERMÍNIO, poema MEMÓRIA PERENIZADA

3ª Colocada: MILENE ALVES BEZERRA, com PÁTRIA AMADA, BRASIL!

1ª Colocada na Votação Popular: MILENE ALVES BEZERRA, poesia PÁTRIA AMADA, BRASIL!

 

Declamação de Poesias Gustavianas

 

Categoria 1

1ª Colocada: ManuellaRacioni Veloso - A Primavera

2ª Colocada: Manuella Nunes Bertoncello - Saudade

3ª Colocada: Angelina Andretta Cyrino - A Minha Estrela

Voto Popular: Angelina Andretta Cyrino - A Minha Estrela

 

Categoria 2

1ª Colocada: Lara Bispo Buchalla - Morta

2ª Colocada: Mirella De Souza Fontanelli - Canção Da Noite Sem Aurora

3ª Colocada: Ingrid Martins Borseti Pereira - Amor

Voto Popular: Ingrid Martins Borseti Pereira - Amor

 

Categoria 3

1ª Colocada: Katerine De Oliveira Viegas - Borboleta Presa

2ª Colocada: Maria Caroline Dias Bortoli - Felicidade

3ª Colocada: Isadora Campos Vaz - A Carta Azul

Voto Popular: Kaio Raphael Favoretto De Lara - Nas Horas De Saudade

 

Categoria 4

1º Colocado: José Luz - De Volta

2ª Colocada: Mariana Raccione - Despedidas

3ª Colocada: Ana Flávia Carça - Samaritana

Voto Popular: Mariana Raccione – Despedidas

 

Troféu “Maria de Lourdes Teixeira”

1ª Colocada: EMEB “Gustavo Teixeira”

2ª Colocada: EMEB “Iracy Bertochi”

1ª Colocada: EMEB “Profª Maria de Fátima do Amaral”

Publicado em: 30/09/2021 08:27

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.