66ª Semana Cultural Gustavo Teixeira começa neste sábado

Programação em homenagem ao poeta são-pedrense reúne poesia, música e teatro até o dia 22

“Letra Brasileira”, show de Fernanda Rosolen (violão e voz) e Alê Bragion (violino) abre neste sábado, dia 14 de setembro, às 16h, a programação da 66ª edição da Semana Cultural Gustavo Teixeira, tradicional evento realizado pela Prefeitura de São Pedro para homenagear o poeta são-pedrense. A apresentação tem como lema “Música para um mundo melhor” e integra ação que tem o objetivo de propor reflexão sobre a paz.

O evento, no Museu Gustavo Teixeira, gratuito como todas as atividades da Semana Cultural,faz parte também da programação da 13ª Primavera dos Museus, que tem como tema “Museus por dentro, por dentro dos Museus”.

No repertório, grandes clássicos da música e da literatura, como os poemas Ofertas de Aninha, de Cora Coralina; Motivo, de Cecília Meireles e as músicas Admirável gado novo, Pétala, Se eu quiser falar com Deus e o Sal da Terra, além de outras.

A programação continua no domingo,15, com a apresentação do Cordas Primas, grupo de violas de São Pedro, às 10h30 no Boulevard Anna Hermelinda Baltieri Azzine. Na segunda-feira, a programação tem início nas escolas. Às 9h tem Brincadeira e Poesia na Emeb Gustavo Teixeira e às 15h, o teatro infantil Peter Pan, a busca pelo tesouro, no Museu Gustavo Teixeira, com apresentação da Encanto Produções e Eventos.

Na terça-feira, dia 17, às 9h, é a vez da Emeb Joaquim Norberto de Toledo receber o Brincadeira e Poesia. Às 15h, a atividade será realizada na Emeb Abdala Rahal Farhat Neto.

A contadora de histórias Mônica Estela realiza a atividade “Conta uma história pra mim” na Biblioteca Gustavo Teixeira, às 9h e às 15h de quarta-feira, dia 18, mesmo dia em que a professora Márcia Graner faz o “Musicando Gustavo Teixeira” nas Emebs Guido Dante, às 13h30 e Benedito Modesto de Paula, às 15h30.

Na quinta-feira, dia 19, a Emeb Benedito Modesto de Paula recebe o Brincadeira e Poesia às 9h e a Emeb Iracy Bertochi às 15h. Já o “Musicando Gustavo Teixeira”, projeto que vai reunir música e poesia, com participação de Márcia Graner e Bete Bissoli,  vai às escolas Abdala Rahal Farhat Neto às 13h30 e Maria de Fátima do Amaral, às 15h.

Na sexta, dia 20,a programação começa às 9h com homenagem dos alunos das Emebs Professor Joaquim Norberto de Toledo e Guido Dante na herma do poeta, na praça Gustavo Teixeira. Também neste dia será realizada a 5ª Voltinha Literária, quando os alunos da Emeb Abdala percorrem trechos da rua Veríssimo Prado declamando poesias.

Uma das novidades da programação deste ano é a realização da atividade Cartas Poéticas – Poesias e Sustentabilidade, com Maria Helena Sato, na Emeb Maria de Fátima do Amaral. O principal objetivo da atividade é despertar a curiosidade com poesias por meio de um jogo de desafios que faz perguntas ou propõe tarefas  relacionada à poesia.

TRADIÇÃO - O ponto alto da atividade será o Concurso Gustavo Teixeira de Poesias Declamadas e Inéditas, que acontece às 20h no Cine Teatro Shopping São Pedro. Neste dia, além do concurso, que recebeu 142 inscrições nas 4 categorias – só nas inéditas foram inscritas 197 poesias, haverá apresentação do teatro “Gustavo Teixeira, 66 anos de fidelidade”, sob direção do professor Rubens Teixeira e participação dos alunos da Escola Estadual Aroldo Donizette Leite.

“Corais in Concert”, com apresentação do Coral Universitário do Centro de Cultura e Arte da PUC Campinas, sob a regência de Nelson Silva e do Coro da Orquestra Sinfônica de Limeira, sob a regência de Vinicius Henrique  Ferreira, na Igreja Matriz de São Pedro, às 20h30, é a atração do sábado, dia 21.

O Coral Universitário do Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas foi criado em 1983. Atualmente seu regente titular é Nelson Silva, oriundo do curso de Regência e Composição da Unicamp. Predominam em seu repertório arranjos de canções da MPB e música pop em geral. No repertório que será apresentado em São Pedro estão músicas como Cio da Terra, Caminhos das Águas, Fix You, Cicatrizes, Don't Cry for Me, Argentina, A Volta do Malandro e I Dreamed a Dream.

O Coro da Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) foi fundado em abril de 2014, com o intuito de formar um corpo estável para suprir o vasto repertório coral existente. Desde seu início, preocupou-se em possibilitar a oportunidade de contato com o repertório erudito e popular, bem como propiciar a experiência profissional aos seus integrantes, facilitando a entrada de todos que demonstrassem aptidão e força de vontade. Sob a regência e coordenação do maestro Vinicius Henrique Ferreira, o repertório abrange peças A Capella, orquestral e música popular brasileira. A apresentação terá como solistas Fernanda Alencar, Josiane Nunes, Melina Cabral, Rafhael Turati e Alex Meister. Ao piano, Giovana Ceranto.

Para encerrar a programação, o Dedo de Moça Grupo Vocal apresenta às 10h30 de domingo, dia 22, “Tributo à Música Caipiras”, no Boulevard de Artes e Artesanato Dona Hermelinda. Formado em 2013, o Dedo de Moça é composto pelas cantoras Gi Rodrigues, Márcia Graner e Thais Schiavinato, acompanhadas ao piano por Júnior Fondello.

 

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.