
As equipes da Secretaria da Saúde de São Pedro aplicaram 2.380 doses de vacina no último sábado, Dia D de vacinação contra a gripe A H1N1 e outros dois tipos do vírus influenza. As doses foram aplicadas em 12 postos nos chamados grupos prioritários: crianças entre seis meses e cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, funcionários do sistema prisional e detentos, pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde.
A campanha de vacinação continua até o dia 22 de maio, com as doses sendo aplicadas na Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde), das 7h às 12h e das 13h às 16h. Neste período também são aplicadas todas as vacinas que integram o calendário de vacinas. Crianças que estão com a carteirinha desatualizada podem aproveitar para tomar as vacinas faltantes.
A meta da Secretaria da Saúde de São Pedro é vacinar contra a gripe 8.653 pessoas – 5.092 idosos, 1.752 crianças, 770 pessoas com doenças crônicas, 689 profissionais da saúde, 301 gestantes e 49 puérperas. Em todo o Estado de São Paulo, o objetivo da campanha é imunizar 11,8 milhões de paulistas, o que corresponde a 80% das 14,7 milhões de pessoas que são o público-alvo da campanha.
Considerada fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia, a vacina contra a gripe é produzida pelo Instituto Butantan e não causa gripe, pois é composta de partículas do vírus incapazes de causar qualquer infecção.