1º Salãozinho de Humor recebe inscrições

 

 

Crianças de 7 a 14 anos da rede pública e privada de ensino podem participar do 1º Salãozinho de Humor de São Pedro, realização da Prefeitura Municipal de São Pedro por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, com a finalidade de incentivar a prática e o desenvolvimento artístico, intelectual e crítico por intermédio da linguagem do humor gráfico.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho em duas faixas etárias: 7 a 10 anos e 11 a 14 anos. Os desenhos de humor podem ser feitos como charge, estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos; cartum, desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico e que retrata de forma sintetizada algo que envolve o dia-a-dia de uma sociedade; caricatura, que é o desenho de um personagem da vida real, como políticos ou artistas, com características enfatizadas e exageradas de forma humorística e, em algumas circunstâncias, acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo, além da história em quadrinhos e tiras, que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos.

Podem inscrever-se estudantes de todo o país, com desenhos inéditos nas categorias charge, cartum, caricatura e história em quadrinhos de própria autoria. Cada participante pode inscrever até dois trabalhos em qualquer das categorias. Os temas são livres e os trabalhos podem ter medida máxima de 210x297 mm, ou uma folha de papel no formato A4.

Os participantes devem preencher a ficha de inscrição e no verso de cada obra deve haver uma etiqueta com informações sobre o autor. A seleção dos trabalhos vai ocorrer de 31 de julho a 12 de agosto e a divulgação dos selecionados está marcada para o dia 18 de agosto, véspera da abertura da exposição dos trabalhos que poderão ser vistos até o dia 5 de outubro. A premiação acontece no dia 26 de setembro.

O júri a ser nomeado pela Comissão Organizadora do Salãozinho de Humor será composto por profissionais da área do humor gráfico e das artes em geral, que vão escolher três trabalhos de cada categoria. Os premiados vão receber kits de jogos e/ou brinquedos educativos e/ou livros, além de certificados de participação e a publicação dos trabalhos no tabloide comemorativo da 61ª Semana Cultural Gustavo Teixeira.

Os trabalhos podem ser enviados pelos Correios ou entregue pessoalmente na Coordenadoria de Cultura de São Pedro, localizada na rua Joaquim Teixeira de Toledo, 524, Centro, São Pedro, CEP 13.520-000. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3483-1476.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.