(19) 3481.9200
20/04/2017

Técnicas do DRS X fazem vistoria no Caps

Márcia Boarin, Claudete Lotério e Silvana Calori, técnicas do Departamento Regional de Saúde X, divisão da Secretaria Estadual de Saúde, estiveram nesta quinta-feira no Caps (Centro de Atenção Psicossocial )de São Pedro para vistoriar a nova unidade que funciona em espaço anexo à Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde).

O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), referência de tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e outros quadros, cuja severidade ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, mas sempre com foco na reinserção social do indivíduo.

O objetivo do Caps é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

A psicóloga Vivian Santos Boeira, que atende no Caps de São Pedro, explica que já hoje cadastrados aproximadamente 90 pacientes, mas a demanda estimada é de aproximadamente 350 pacientes. “Estamos trabalhando em conjunto com as unidades básicas de saúde e os PSF, que estão ajudando muito neste trabalho”, destacou. Entre os diagnósticos mais comuns identificados até agora estão esquizofrenia, transtorno bipolar, dependência química e depressão. O encaminhamento é sempre feito pela unidade de saúde em que o paciente é atendido.

O médico psiquiatra Valmor Portela, a terapeuta ocupacional Lenise Silvério, a assistente social Ana Lúcia Castro, a enfermeira Aline Temporim e a assistente administrativa Gildete Viana formam  a equipe multidisciplinar do Caps.

 A secretária de Saúde Miriam Souza e o coordenador da Atenção Básica, Leandro Sanches, explicaram que o objetivo com a implementação deste serviço é oferecer atendimento qualificado e sempre buscar melhorias na área da saúde. O vice-prefeito Thiago Silva também acompanhou a visita das técnicas.

Para o prefeito Helinho Zanatta, a implantação do serviço, solicitado há bastante tempo no município, é um exemplo das ações que podem ser feitas pela administração municipal desde que haja planejamento.  “Com planejamento e gestão, é possível otimizar as ações e garantir efetiva melhora da qualidade de vida para a população”, afirmou.

Translate »