(19) 3481.9200
11/05/2018

Secretaria Municipal de Educação promove segundo encontro formativo da Base Nacional Comum Curricular

Na última segunda-feira, 7, a Secretaria Municipal de Educação de São Pedro promoveu mais um encontro formativo de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Participaram do encontro a secretária de Educação, Cléia Maria da Luz Rivero, as supervisoras de ensino, coordenadoras gerais da Secretaria Municipal de Educação, diretores e coordenadores da rede municipal de ensino, representantes de escolas particulares e representantes do Conselho Municipal de Educação, do Conselho do FUNDEB, Conselho de Alimentação Escolar e da Equipe Técnica do Plano Municipal de Educação.

De cunho obrigatório em todo o território nacional a partir de 2020, a BNCC visa promover a educação com equidade por meio de uma diretriz única que norteará a formatação dos currículos de todos os municípios brasileiros. A BNCC é composta de 10 competências gerais, comuns da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Em relação às habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos, a BNCC propõe Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento que se desdobram em campos de experiência, no caso da Educação Infantil. Já o Ensino Fundamental tem sua formatação baseada em Áreas do Conhecimento, que se desdobram em competências específicas da área, componentes curriculares e competências específicas de cada componente.

A secretária de Educação esclarece que o objetivo do encontro foi prosseguir os estudos da proposta da Base em relação à sua estrutura para que os diretores e coordenadores pedagógicos possam multiplicar o conhecimento adquirido em suas escolas, por meio dos encontros pedagógicos com seus professores. Durante o ano letivo de 2018, a Secretaria Municipal de Educação promoverá encontros formativos e grupos de trabalho para a construção e adequação do currículo das escolas da rede, tendo como norteador o documento da Base, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação.

Salienta ainda que a equipe da Secretaria está empenhada em organizar grupos de estudos com o corpo docente desde agora até 2019 para dar início a implementação da BNCC tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.

Translate »