(19) 3481.9200
31/03/2017

São Pedro é uma das 6 prefeituras a integrar Câmara Técnica de Planejamento dos Comitês PCJ

Município também foi eleito uma das 17, entre 76 prefeituras, a participar como titular da plenária da entidade que trata da gestão de recursos hídricos

A 19ª reunião ordinária do Conselho dos Comitês das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ) realizada nesta sexta-feira, 31, na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), definiu a nova Diretoria e Conselhos da entidade considerada uma das mais importantes do país no que se refere à gestão dos recursos hídricos.

São 76 prefeituras que participam oficialmente dos Comitês PCJ, mas somente 17 delas – eleitas nesta sexta-feira –  têm direito a vaga de titular junto ao Plenário,  fato que garante voz e voto. São Pedro foi eleita titular e também uma das seis prefeituras que integram a CT-PL (Câmara Técnica de Planejamento), considerada uma das mais importantes do órgão por avaliar e decidir os projetos que serão encaminhados à plenária.

O prefeito Helinho Zanatta participou da reunião que escolheu por aclamação o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, para a presidência dos Comitês PCJ para o mandato 2017/2019.

Barjas Negri, que já exerceu a presidência dos Comitês PCJ entre 2008 e 2012, conclamou pelo trabalho em conjunto em favor das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, além de citar o projeto de construção das duas barragens, em Pedreira e Amparo, como alternativa muito importante para crise hídrica em toda a região.

Na reunião também foi aprovado o “Relatório de Situação dos Recursos Hídricos nas Bacias PCJ 2016 – ano base 2015”, que inclui o “Plano de Ação”, o “Programa de Investimentos para o Quadriênio 2016-2019” e o “Relatório de Informações Básicas do Processo de Revisão do Plano das Bacias PCJ 2010 a 2020”.

Para o quadriênio 2016-2019, a previsão é de que o total de investimentos seja de R$ 100,6 milhões oriundos da Cobrança PCJ Paulista e Fehidro. Na lista, estão ações nas áreas de combate às perdas de água no abastecimento e tratamento de esgotos.

Translate »