(19) 3481.9200
13/04/2018

Palestras abordam Alienação Parental

Uma série de palestras sobre a Alienação Parental – termo usado para definir a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a estimula a romper os laços com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação a ele, será realizada no período de 23 a 27 de abril. A atividade faz parte da Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental, instituída no ano passado em lei municipal, organizada pela Prefeitura de São Pedro.

No dia 23, segunda-feira, a atividade acontece no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) São Dimas, às 18h30. O conselheiro tutelar Saulo Vaz vai abordar o tema no evento voltado a participantes das atividades desenvolvidas no Cras.

Na terça-feira, dia 24, a palestrante será a advogada Carolina Cislag Rivero, que vai falar sobre o tema aos professores, às 18h, na Emeb Benedito Modesto de Paula.

Na quarta-feira, dia 25, Dia Internacional da Conscientização sobre Alienação Parental, a psicóloga Vivian Bueira, aborda o tema na reunião dos beneficiários do Bolsa Família que acontece às 13h30 no Centro Comunitário da Terceira Idade.

No dia 26, a palestra será no Cras, às 18h30, com a advogada Vânia Veronez, em atividade organizada pela Legião Mirim.

E para encerrar a programação, na sexta-feira, dia 27, às 17h30, o presidente da Casa da Criança, Valdir Sepulvida, fala para as famílias de atendidos pela instituição.

Nas palestras serão distribuídos materiais com orientações sobre maneiras de prevenção a esta prática.

HISTÓRICO – O Brasil possui, desde agosto de 2010, uma legislação específica para combater este tipo de ação que afeta a formação de crianças e adolescentes (Lei 12.318/2010). Pela lei, a alienação parental é constituída pela “interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie o genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este”.

 

 

Translate »