(19) 3481.9200
28/07/2017

Pacientes aprovam UBS mais perto de casa

A mudança provocada pela descentralização da saúde, com a instalação de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) nos bairros Dorothea e Bela São Pedro e o reforço nos serviços das outras unidades agradou os pacientes atendidos por estas unidades. Eles comentam especialmente a acolhida garantida pelo trabalho desenvolvimento pelos agentes comunitários de saúde.

“As agentes são muito atenciosas, todos aqui nos recebem bem e nas visitas sempre perguntam como estão as coisas”, conta Clélia Laurindo Siqueira, 59, instrutora do Nape. No caso dela, as mudanças no atendimento geraram uma importante mudança.  “Tinha muita dor de estômago e precisava sempre recorrer à UPA. Depois que o dr. Marcelo começou a atender aqui no São Dimas, pediu alguns exames e deu início ao tratamento. Há um ano não tenho mais dor”, comemora.

Clélia destaca também o acompanhamento. “Agora a situação é diferente. Quando saímos da consulta, já marca o retorno”, destaca esta moradora de São Pedro há 31 anos.

Morador há 20 anos de São Pedro, Angelo Ursic, 74, é atendido na UBS Bela São Pedro.  “Minha esposa é muito dependente de médicos, porque tem vários problemas de saúde, então sempre estamos por aqui. Sempre somos bem recepcionados, me sinto em família”, relata. Ursic aprova as mudanças. “Quando era tudo centralizado na Umis era problema.  Agora não tenho nada do que me queixar, nada que desabone o serviço prestado”, diz, destacando também o fato de poder retirar a medicação na própria unidade.

O usuário do SUS comenta também a nova postura da equipe. “A gente percebe que estão se esforçando para melhorar cada vez mais e estamos contentes com isso”, revela.

Moradores do bairro Alpes das Águas há 27 anos, Lauduvina e Arsebíades Quiozine também aprovam o atendimento. “O médico é excelente, nos trata muito bem, pediu exames e fez encaminhamento para o meu marido e foi tudo muito rápido”, avalia Lauduvina, de 71 anos. “Numa avaliação de 1 a 10 para o médico, daria mais que 10”.

Ela também destaca o trabalho das agentes e das enfermeiras da UBS e o fato de poder fazer consultas com a ginecologista no próprio posto. “Estou muito satisfeita e é bom quando ficamos satisfeitos”, destaca.

Translate »