(19) 3481.9200
01/11/2018

Outubro Rosa tem sorteio para pacientes em tratamento

Como parte das comemorações do Outubro Rosa, movimento que estimula a participação da população no controle do câncer de mama e promove conscientização sobre a doença, a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro realizou o sorteio de três microblanding de sobrancelhas, ação que teve apoio do Centro de Estética e Pigmentação Elaine Yatsuda.

Entre as 14 pacientes que passam por tratamento de câncer de mama em São Pedro foram sorteadas Deise Pereira Barrros, Michele Mendes Rosa e Maria Cristina Lopes Francisco.

Além do sorteio, foram realizadas caminhada e palestras sobre o tema. Todas as unidades da saúde da rede municipal de ensino exibiram vídeos com medidas de divulgação e orientação, além de decoração especial para celebrar a data.

OUTUBRO ROSA – O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em 2018, a campanha do INCA (Instituto Nacional do Câncer) no Outubro Rosa teve como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha, entre outros pontos, enfatizou a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas.

 

Translate »