(19) 3481.9200
03/02/2017

Museu Gustavo Teixeira apresenta a exposição “As Donas da Bola”

São Pedro é a primeira cidade depois de São Paulo a receber a mostra que reúne trabalhos de 11 fotógrafas

No próximo dia 15 de fevereiro, às 9h, o Museu Gustavo Teixeira abre a exposição fotográfica itinerante “As Donas da Bola”. A iniciativa é fruto de um grupo de 11 fotógrafas que percorreram o Brasil em busca de mulheres que jogam bola, por paixão ou diversão. O resultado é mostrado em 29 imagens que retratam aspectos interessantes dessa paixão, até então, figurada apenas no universo masculino.

A mostra já foi apresentada no Centro Cultural São Paulo em 2014, e no Museu do Futebol no ano passado. O Museu Gustavo Teixeira é a primeira instituição a receber a exposição fora da capital paulista.

Os trabalhos da exposição são das fotógrafas Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto. Os cenários apresentados por meio de suas lentes retratam partidas de futebol lideradas por mulheres em Pernanbuco, Macapá, Rio de Janeiro, Cuiabá, São Paulo e Bahia.

Quando o time de fotógrafas soube que a exposição seria montada em São Pedro, a sensação foi de alegria. “Este trabalho teve início em 2014, a partir da reunião de 11 fotógrafas que se preocuparam em destacar como a mulher brasileira participa e vive intensamente o futebol, apesar de todas as dificuldades que se apresentam em seu caminho pelo simples fato de ser mulher. Agradecemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho ao público do interior do nosso Estado, começando pela cidade de São Pedro”, destaca texto apresentado em nome do grupo.

A exposição marca as comemorações do aniversário da cidade de São Pedro, que completa 136 anos de emancipação política no dia 22 de fevereiro. Para a coordenadora de Cultura, Sandra Golinelli, “a exposição é muito rica e as imagens apresentadas vão emocionar os visitantes, além de abrir o caminho para uma grande exposição que será realizada no segundo semestre desse ano sobre o futebol em nossa cidade”.

Já para o museólogoe responsável pela curadoria da mostra em São Pedro, Rodrigo Santos, a exposição, além de evidenciar pelas lentes de um forte time de 11 fotógrafas, retrata um cotidiano, muitas vezes, ignorado da maioria da sociedade. A exposição será montada em duas salas do Museu e deverá instigar os visitantes e proporcionar momentos de contemplação das imagens.

SERVIÇO:

Exposição As Donas da Bola

Local: Museu Gustavo Teixeira

Período da exposição: de 15 de fevereiro a 20 de março de 2017.

Horários: Terça a Sexta: das 9h às 17h

Sábados, Domingos e Feriados: das 9h às 13h

Entrada: gratuita.

Tel.: (19) 34819205

Informações: museugustavoteixeira@saopedro.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com/museugustavoteixeiral

Instagram: http://instagram.com/museugustavoteixeira

Translate »