(19) 3481.9200
02/06/2017

Encontro regional reúne representantes de 23 cidades em São Pedro

Vice-presidente da Caixa falou sobre linhas de financiamento para entidades de saúde e secretário de Meio Ambiente sobre ações da secretaria

Com representantes de 23 cidades e participação de 13 prefeitos, aconteceu nesta sexta-feira em São Pedro  um encontro regional com a presença do vice-presidente da Caixa, Antonio Carlos Ferreira, do secretário de Estado de Meio Ambiente, Ricardo Salles e dos deputados Ricardo Izar (federal) e Roberto Morais (estadual).

Para o prefeito Helinho Zanatta, o encontro mostra que os municípios quando se unem em torno de um objetivo comum ganham força para reivindicar ações que garantem melhorias para a população. “ Esses encontros permitem , além do acesso a informações importantes como projetos da Caixa e da Secretaria de Meio Ambiente, troca de informações que pode facilitar a resolução de uma demanda comum dos municípios”.

Muitos dos participantes elogiaram a iniciativa do deputado federal Ricardo Izar em trazer representantes dos órgãos federal e estadual para conhecer de perto a demanda e as dificuldades dos municípios. “O principal objetivo é trazer uma porta de esperança para as entidades que enfrentam dificuldades  e ações que resultem em benefícios para a população de toda a região”, disse o parlamentar.

Ferreira disse que as linhas de crédito oferecidas pela Caixa para as entidades de saúde – Caixa Hospitais e BNDES Saúde – tem objetivo de contribuir com as entidades em um momento em que ocorre aumento pela procura dos serviços públicos e muitas entidades passam por dificuldades financeiras. “Esses recursos podem garantir  para tornar este momento menos estressantes para estas entidades, além de garantir melhora na qualidade de atendimento. Estou certo que hoje plantamos uma semente muito importante em busca destes objetivos neste evento em São Pedro”, disse o vice-presidente da Caixa, que esteve acompanhado da superintendente regional da  Caixa, Cecília Bomfim e outros gerentes da instituição.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse no evento que a Semana do Meio Ambiente, celebrada na próxima semana, é o momento oportuno para tratar temas  importantes relacionados à pasta, como os aterros sanitários, o Município Verde Azul, programa de recuperação de nascentes, busca pela eficiência no tratamento de esgoto e qualidade do ar.

“Muitos municípios enfrentam dificuldades em relação ao lixo e os aterros regionais consorciados podem significar saída para a questão”, disse, explicando que a Cetesb elaborou uma minuta padrão que pode orientar a criação dos consórcios entre os municípios. “A partir da criação dos consórcios é possível financiar equipamentos e infraestrutura por meio do Desenvolve SP”, disse.

O secretário também explicou a nova metodologia do Município Verde Azul, que vai servir de parâmetro para financiamentos via Fecop – Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente.  “Não há disponibilidade de recursos para todos os municípios, então vão receber aqueles que tiverem em melhor posição no Município Verde Azul”,  afirmou, acrescentando que ao longo do ano serão divulgados três rankings: em junho, setembro e dezembro. Ganham mais pontos os municípios que desenvolvem mais ações relacionadas à preservação do Meio Ambiente. O primeiro ranking deste ano será divulgado no dia 8 de junho, em Mogi das Cruzes.

 Salles também citou o programa Nascentes, referente ao plantio de mudas, sobre a busca pela eficiência no tratamento de esgoto  e a respeito de um programa de qualidade do ar, que pretende fazer inspeção veicular em veículos movidos a diesel.

 Vários vereadores da região acompanharam o evento. Do Legislativo de São Pedro participaram os vereadores Du Sorocaba, Ondina Daniel, Branco, Indio, Joyce Benevides, Luiz Melado, Robinho, Adriano Vitor e Gilberto Vieira.

Participaram do encontro representantes de Paulínia, Brotas, Ipeúna, Saltinho, Charqueada, Águas de São Pedro, Rafard, Cerquilho, Capivari, Rio das Pedras, Mogi Mirim, Santa Maria da Serra, Piracicaba,  Santa Gertrudes, Pirassununga, Leme, Itirapina, Torre de Pedra, Torrinha, Analândia, Rio Claro, Serrana e Bofete.

Translate »